São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2010

Texto Anterior | Índice

ESCUTA AQUI

Alvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

A jornalista, a assassina e os indies

É HIPNOTIZANTE -não há outro adjetivo- a leitura da reportagem "Iphigenia in Forest Hills", publicada na revista "New Yorker". Trata do assassinato de um imigrante do Uzbequistão em Nova York. A acusada de mandar matá-lo é a mulher dele, uma bela e misteriosa cirurgiã.
Os dois foram parar nos EUA vindos de uma microminoria judaica da Ásia Central. Usam roupas estranhas, perucas estranhas, e não são bem aceitos pelo "mainstream" judaico da região de Nova York onde o casal morava, formado por judeus do Leste Europeu.
É a reportagem mais longa que já li na "New Yorker". Não consegui terminá-la em um voo de uma hora e meia entre a Cidade do Panamá e Cali, na Colômbia, semana passada. Culpada ou inocente? Não vou contar. A autora é a septuagenária Janet Malcolm, que estudiosos de jornalismo conhecem bem.
Esta semana fui muito xingado de velho. Vou mandar a reportagem da Janet Malcolm para esse povo.

 


Falando "nesse povo", legal ver que as duas últimas "Escuta Aqui", sobre a dependência dos festivais indies de patrocínio estatal, em especial da Petrobras, foram parar na Ilustrada.
Muita gente sabe dessa situação, e há muito tempo. Mas, sei lá por quê, ninguém tinha se dignado a torná-la pública. E lá foi o tiozinho aqui arrumar encrenca.
Para quem se dispôs a debater, um abraço. Para os indies estatais que me escreveram baixarias, uma mensagem: calma.
Em breve, alguém que vocês adoram vai virar ministro da Cultura. Quem sabe ele não institui uma bolsa vitalícia para inúteis sem talento. Aí, finalmente, vocês poderão realizar o sonho de ganhar dinheiro sem trabalhar.


PLAY
"Iphigenia in Forest Hills", Janet Malcolm
Está na "New Yorker" de 3 de maio. Na web, há só um resuminho para abrir o apetite: is.gd/ch6pX

LEIA ON-LINE
O que é um jornalista, Janet Malcolm
A melhor definição da profissão foi dada por essa velhinha. Aqui: is.gd/ch7kY

ASSISTA ON-LINE
"Bloodbuzz Ohio", The National
Saiu o clipe oficial: 99% é só o vocalista aparecendo. Veja em is.gd/ch6mR


Texto Anterior: A mágica da escrita em 4 dicas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.