São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Siouxsie ontem e hoje

DVDs mostram performances ao vivo da musa gótica em dois momentos diferentes de sua carreira

DA REPORTAGEM LOCAL

Grande parte da análise da obra de um artista é feita por meio de comparações com seus trabalhos anteriores. Dois DVDs que saem quase simultaneamente com shows da cantora inglesa Siouxsie são uma ótima chance para fazer isso. Principalmente por terem um intervalo de 21 anos entre eles.
Gravado em 1983, chega agora ao formato digital "Nocturne", registro de um dos shows mais emblemáticos do rock gótico inglês de mais de duas décadas atrás. Na época, Siouxsie ainda era escoltada pela sua fiel banda, The Banshees, que, naquele momento específico, trazia na guitarra o vocalista do Cure, o querido Robert Smith.
Além dele, a musa gótica era acompanhada pelo baixista Steven Severin e pelo baterista Budgie, marido dela até hoje.
A fase era deprê até o osso. Por isso, alguns sons mais alegres de Siouxsie ficaram de fora para dar lugar ao espírito sombrio que rondava a época. Mas a cantora se mostra até bem animadinha diante de uma platéia que misturava sobreviventes do punk com pioneiros do dark.
É bem provável que essa mesma galera, 21 anos mais velha, estivesse na frente do palco da turnê "Dreamshow". A apresentação que chega ao DVD é especial: além das sete pessoas que a acompanharam em 2004, há uma orquestra que faz arranjos para músicas de seu passado com os Banshees e de seu projeto paralelo, Creatures, ao lado do marido, que ainda senta na bateria.
Mas o mais legal desse lançamento é o extra que traz um mini-show no 100 CLUB, em Londres, local onde ela fez sua estréia abrindo para os Sex Pistols em 1976.
Comparando os dois discos, o show de 1983 é mais legal, afinal o rock gótico estava em seu auge. Mais alegre, o registro de 2004 foge desse conceito deprê. E quem é fã verdadeiro só fica feliz deprê. (LEANDRO FORTINO)

Texto Anterior: Game nas telonas do cinema
Próximo Texto: DVDs Góticos: Guardiões da noite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.