São Paulo, segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior
cby2k@uol.com.br

Os leitores me ultrapassaram

FINALMENTE, PARA me sentir um pouco menos E.T. na Espanha, por onde ando, consegui pegar alguma coisa coisa fora dos Top 40 na TV daqui. Por ironia, foi justamente num canal de música chamado TV 40!
Claro que era de madrugada, velho gueto do povo "indie" (que antes se chamava "alternativo" e, mais antes ainda, era "college").
Nome do show: "Indie Gentes". Só o título já me ganhou.
Na programação, Editors (gostei!), Justice (hum...), umas porcarias de rock espanhol (o rock brasileiro só não é a pior desgraça do universo graças à existência desse gênero musical também na Argentina e na Espanha), Arctic Monkeys (sem comentários)... Nada novo. Era tipo o Top 40 indie.
Durante vários dias sem abrir e-mail -e, portanto, sem contato com os leitores-, submetido à seleção musical sofrível de 99,9% das rádios espanholas e a uma programação de TV desanimadora, achei que o tal "Indie Gentes" pudesse me salvar a pele. Mas já vimos que não foi bem assim.
Engraçado que, lá no começo de "Escuta Aqui", e durante muitos anos, eu tinha total noção de que a coluna trazia novidades e era uma espécie de guia para os leitores. Num país isolado e auto-referente como o Brasil, "Escuta Aqui", na época com mais destaque e espaço, tentava ser um ponto acima da lama da mesmice, fora do gráfico da pasmaceira de nossa imprensa "jovem".
Mas hoje mudou completamente. Vivo recebendo dicas de leitores ultra bem-informados (muitas vezes, dicas que fui eu mesmo que pedi) e sinto que eles estão muito à frente no que se refere aos rumos do cenário pop. Têm clareza de como as coisas estão e para onde elas caminham.
Hoje, sou eu que uso os leitores como bússola, e não o contrário. Numa visão otimista, pode ser a "Escuta Aqui 2.0". Mas acho que é mesmo a "Escuta Aqui 4.4".


CD PLAYER

EJECT: Shows em Barcelona
Fizeram de sacanagem: o Álvaro está vindo aí, não vamos trazer ninguém. Não está rolando nada!

EJECT: Programação do Tim
Faz tempo que estou devendo esse Eject. Vai ser o festival mais fraco desde que ele se chamava Free Jazz.

EJECT: Cantores brasileiros em Portugal
Se você anda cheio da MPB do Brasil, calma. A MPB brazuca que bomba na TV portuguesa é bem pior.

Texto Anterior: Anna Luisa sai do zero e enche de cores a MPB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.