UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

CARTAS

JOVENS FALAM SOBRE COMO VÊEM A LEITURA, E TEXTO SOBRE LEGIÃO URBANA CAUSA POLÊMICA

Literatura brasileira
"Eu li a reportagem sobre os livros e os jovens de hoje em dia (ed. de 17/11) e acho um absurdo alguém dizer que não gosta de ler. Também é absurdo ver que a maioria dos entrevistados prefere livros de autores estrangeiros. Para mim, a lista do vestibular foi uma diversão. A literatura brasileira é maravilhosa e a recomendo a quem tem preconceito contra nossos livros."
Vanessa Del Negri, 17 - São Paulo, SP

Nas escolas públicas
"Eu acho que a reportagem sobre o hábito da leitura entre os jovens (ed. de 17/11) ficou muito bacana, mas faltou ouvir os estudantes das escolas públicas. A reportagem dá a impressão de que nós, alunos de escolas públicas, não temos um acervo interessante de livros e também não temos o hábito de ler. Mas ocorre o contrário. Pelo fato de não sermos pressionados pelos nossos pais, nós lemos e muito. Mas é sempre por prazer e não por obrigação."
Géssica da Silva, 16 - São Paulo, SP

Não dá para facilitar
"Embora muitos devam achar que tal atitude mereça aplausos, é vergonhosa a decisão de algumas escolas de dissociar a literatura de sua originalidade. Um aluno jamais conseguirá se concentrar em um livro se só souber apreciá-lo por meio de repentes ou de rock barato. Depois de o Frejat ter arruinado um dos mais belos escritos de Victor Hugo, é triste ver que uma banda tão capenga quanto a Legião Urbana esteja sendo usada na "compreensão" de Camões."
Flávio Augusto Nascimento, 19 - Franca,SP

Na hora errada
"Li a coluna de Álvaro Pereira Júnior (ed. de 17/11). Acho que ele foi infeliz em suas críticas à música da Legião Urbana cantada no enterro de Felipe Caffé com o objetivo de confortar e unir amigos após uma perda tão traumática. É triste fazer análises musicais usando um contexto comovente, em que o fato é bem distante do "nível de sofisticação lírica de Morrissey". Seria interessante saber o que o filósofo alemão Theodor Ardono diria sobre a coluna escrita em um momento tão inoportuno quanto esse."
Diogo Ticly, 21 - São Bernardo, SP

Poeta só o Renato Russo
"Achei muito interessante a coluna "Escuta Aqui" (ed. de 17/11). Há tempos reflito sobre o que faz os jovens brasileiros adorarem a Legião Urbana. Todo fã da Legião é previsível. Quando algum deles lhe pergunta se você gosta da banda e você responde que não, seguirá sempre a pergunta: "Mas nem das letras?". Pois, para o jovem brasileiro, poeta e músico é só o Renato Russo."
Ana Paula, 18 - Jundiaí, SP

Prova de amor
"Gostaríamos de comentar a reportagem sobre as provas de amor (ed. de 10/11). Hoje, ao fazer uma prova de amor, por mais bem elaborada que seja, você é altamente zoado, e isso poderá deixá-lo na pior. Prova de amor de verdade é você superar a sua vergonha e não se deixar ser humilhado por seus colegas."
João Silveira, 16, e Rafael Dias, 16 - Ribeirão Preto, SP

Nota da Redação

João Silveira e Rafael Dias são alunos do Liceu Albert Sabin, de Ribeirão Preto. O Folhateen recebeu mais de 60 e-mails de outros alunos da mesma escola, que comentavam a reportagem de capa da edição de 10/11.



Próximo Texto: Folhateen indica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.