São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Ele existe

Adiado por mais de dez anos, "Chinese Democracy", o novo disco do Guns n" Roses, finalmente é lançado; resultado, no entanto, é bem inferior aos anteriores

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

As pessoas tinham tão pouca fé no lançamento de "Chinese Democracy", o disco em que Axl Rose torrou muitos anos e muitos milhões de dólares, que aproveitaram para tripudiar: a revista "Spin", por exemplo, escreveu uma crítica falsa sobre o disco, em 1º de abril de 2006. E o fabricante de refrigerantes Dr. Pepper prometeu uma latinha para cada residente dos EUA se o álbum saísse ainda em 2008.
A boa notícia é que o disco será lançado oficialmente amanhã e já pode ser ouvido na íntegra no MySpace da banda (myspace.com/gunsnroses). A má notícia é que ele é o pior disco da carreira do Guns.
Há uma faixa que sintetiza bem os problemas da criação do disco, que se refletem no resultado final: "There Was a Time". Ela tem quase sete minutos e conta com incríveis seis guitarristas, dois bateristas, dois baixistas e três tecladistas.
Ou seja, Axl Rose gastou em uma única faixa mão-de-obra suficiente para fazer umas três discografias completas. Isso tem um nome: megalomania.
É um álbum sem foco, perdido entre tantas sonoridades diferentes, incontáveis músicos, produtores e colaboradores. É claro que nem tudo é de se jogar fora; a faixa-título, por exemplo, é muito boa; "IRS", "Prostitute" e "This I Love" também têm seus momentos.
No fim, fica uma pergunta: os demais integrantes pularam fora porque Axl queria fazer um disco assim ou Axl fez um disco assim porque os demais integrantes pularam fora?


CHINESE DEMOCRACY
Guns n" Roses
Preço: R$ 30
gunsnroses.com



Texto Anterior: Música: De volta ao rock
Próximo Texto: Confissões de uma tiete adolescente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.