São Paulo, segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNETS

Ronaldo Lemos - ronaldolemos09@gmail.com

Farmville real

Se você frequenta o Facebook, já ouviu falar do Farmville. É um game em que o jogador cuida de uma fazenda virtual, com plantas e animais. Além de ser um grande sucesso entre quem tem um trabalho chato e quer fazer o tempo passar, o game é também uma maneira curiosa de competir e de colaborar com os amigos. Para se ter uma ideia, há mais de 73 milhões de usuários de Farmville (é o aplicativo mais popular do Facebook).
Na onda desse sucesso, fazendeiros de verdade na Itália tiveram a ideia de criar uma espécie de Farmville do mundo real. Ele acontece pelo site Le Verdure del Mio Orto (as verduras da minha horta). O objetivo é aproximar quem vive nas cidades do cultivo de alimentos. Para isso, cuidam da fazenda como se fosse um game.
O primeiro passo é escolher um pedaço de terra para transformar em horta. A partir daí, decidir que verduras vão ser plantadas. O site oferece 39 tipos, de beterraba a brócolis, passando por cebola e vários tipos de tomate. Dá para escolher também o lugar de cada verdura na horta. A partir daí, os fazendeiros reais cuidam da plantação e entregam as verduras semanalmente (só para quem mora perto de Milão!). O serviço básico custa o equivalente a R$ 1.700 por ano. E há ainda outras opções para incrementar a horta. É possível plantar flores, encomendar um álbum de fotos com o crescimento das verduras e até mesmo comprar um espantalho, deixando os pássaros longe da plantação. Não é a primeira vez que surge um projeto como esse.
Em 2006, dois jovens ingleses alugaram a ilha de Vorovoro, em Fiji. Desde então, criaram uma espécie de comunidade real, em que pessoas do mundo inteiro compram um pedaço virtual da ilha e administram à distância tudo o que acontece por lá, inclusive elegendo os líderes locais. Por mais insano que pareça, a coisa vem dando certo (bit.ly/17AWKf ).
Se esse Farmville de verdade vai pegar, é cedo para dizer. Mas é um projeto que dá o que pensar sobre a linha cada vez mais tênue entre real e virtual. Será que algum fazendeiro no Brasil se habilita?

MONITOR

JÁ ERA
New Rave

JÁ É
New Grave

JÁ VEM
Chillwave


Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: Ciência: Ciência em quadro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.