São Paulo, segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

À saúde dos seus espermatozoides!

Nos últimos tempos, uma série de notícias e pesquisas têm sido divulgadas discutindo medidas para garantir uma melhor qualidade para os espermatozoides, as células reprodutivas masculinas.
Durante muito tempo, imaginou-se que os espermatozoides dos homens tinham características constantes ao longo de toda a vida, ao contrário das mulheres, que, depois da menopausa, deixavam de produzir e de liberar seus óvulos (ou oócitos).
Hoje sabe-se que a história não é bem assim e que a qualidade do espermatozoide de um homem mais jovem é bem diferente e "melhor" do que a de um homem mais velho (quantidade, mobilidade, formato etc.).
Por exemplo, quando se pega hoje um casal que tem dificuldades para engravidar (cerca de 20% de quem está tentando), em 40% das vezes a dificuldade é da mulher, em outros 40% o problema é do homem e, em cerca de 20% dos casos, os dois têm alterações que dificultam uma gestação.
Além da idade, vários fatores têm sido associados à qualidade dos espermatozoides. Quer saber o que pode piorar o desempenho das suas células reprodutivas, de acordo com os especialistas?
Poluição atmosférica, andar de bicicleta com frequência (principalmente subindo e descendo montanhas), maconha, cigarro e, mais recentemente, o uso de laptop (notebooks) no colo por muito tempo. Isso além das clássicas doenças que poderiam afetar os testículos (como a caxumba).
A poluição, o cigarro e a maconha, por exemplo, alterariam as nossas "fábricas" naturais de espermatozoides e fariam com que eles fossem produzidos com pequenos defeitos. Os traumas repetitivos provocados pelo banco da bicicleta nos testículos também teriam um efeito sobre a produção dos espermatozoides.
Já o calor liberado pelo laptop sobre o colo de quem usa esse tipo de computador alteraria a qualidade dos espermatozoides e comprometeria suas propriedades.
É bom lembrar que os testículos estão fora da cavidade abdominal exatamente porque eles precisam de uma temperatura um pouco mais baixa do que a do nosso corpo para produzir e "amadurecer" nossos espermatozoides, certo?


Texto Anterior: Ciência: Ciência em quadro
Próximo Texto: Beleza: Luta no gel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.