São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Notícia perigosa: ficar bêbada pela vagina

NA ALEMANHA, uma nova maneira de "consumir" álcool preocupa as autoridades. Garotas estão colocando absorventes internos umedecidos com vodca em suas vaginas para potencializar os efeitos, despistar as autoridades e "disfarçar" o cheiro da bebida.
A absorção pela mucosa vaginal é intensa, e o álcool cai diretamente na corrente sanguínea. A prática não é exclusividade feminina. Garotos estariam usando a mesma técnica ao introduzir os absorventes no ânus.
Usar drogas como cocaína por via vaginal ou anal não é exatamente uma novidade, mas o consumo de álcool dessa forma pode sinalizar um risco potencial de consumo mais pesado, além de danos à saúde física e sexual das pessoas (o álcool pode danificar a mucosa e predispor o local a ferimentos e infecções).
Por falar em álcool, o Ministério da Saúde divulgou na última semana mais alguns resultados da pesquisa Vigitel 2010, que avaliou os hábitos de 54 mil brasileiros com mais de 18 anos de todas as capitais do país. Os dados apontam um avanço do consumo mais pesado de álcool, principalmente entre as mulheres.
Segundo a pesquisa, 10,6% das brasileiras entrevistadas tomaram mais de quatro doses de álcool em uma única ocasião no mês. Entre os homens, apesar do índice ser mais alto, houve uma queda em relação à pesquisa feita em 2006.
Entrar no mercado de trabalho, estar mais exposta às pressões do dia a dia, estudar em uma universidade e ter mais liberdade social e econômica são alguns dos fatores que podem explicar o aumento do consumo de álcool entre mulheres.
Como o corpo da mulher, em geral, é mais sensível ao álcool do que o corpo masculino, os riscos de problemas como embriaguez, intoxicação, coma alcoólico, abuso e dependência podem se instalar mais facilmente entre elas. Meninas: muito cuidado com os excessos!


Texto Anterior: O livro dos nerds
Próximo Texto: Eu odeio meus pais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.