São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

HQ autobiográfica narra conflito familiar

DE SÃO PAULO

Um psicólogo olha para um garotinho e diz, franzindo a sobrancelha: "Sua mãe não ama você". O menino desaba de joelhos, chorando.
A cena está no gibi "Cicatrizes", publicado recentemente no Brasil pela Leya. E narra uma cena verdadeira.
"Esse psicólogo salvou minha vida", afirmou ao Folhateen o quadrinista norte-americano David Small, 66, que narra a própria vida no livro. "Ele disse em voz alta aquilo que eu estava proibido de dizer."
David sofreu violência física e psicológica em casa. Enfrentou um câncer na garganta por erro médico do pai, um radiologista, devido ao qual ele perdeu a voz durante a adolescência.
Escrever e desenhar "Cicatrizes" foi, já na vida adulta, uma maneira de se resolver com o passado e de aceitar que, às vezes, não há amor entre pais e filhos.
"Eu tive de confrontar minhas memórias para descobrir por que, mesmo estando na meia idade, eu às vezes ajo como um menino problemático. Não queria ser um adulto como meu pai." (DB)


Texto Anterior: Eu odeio meus pais
Próximo Texto: "Ódio é grito de amor frustrado do jovem"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.