São Paulo, segunda-feira, 25 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Clube das mulheres

Cantoras da velha guarda e da nova geração enchem seus ouvidos de novidades

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Rihanna completou 19 anos em fevereiro. Suzanne Vega fará 48 em julho. As músicas dessas cantoras não têm nada a ver entre si, mas mostram um bom panorama do pop feminino nas últimas duas décadas.
Nesse tempo, ótimas vozes surgiram, como a da canadense Feist e a da russa (isso mesmo) Regina Spektor. E algumas tragédias sonoras também, como a bela porém sem graça inglesa Sophie Ellis-Bextor e a sem talento Paula Abdul, que hoje "orienta" cantores no show de calouros "American Idol".
Apesar da pouca idade, Rihanna chega ao terceiro disco, "Good Girl Gone Bad", emplacando no primeiro lugar das paradas de singles dos EUA e da Inglaterra o r&b "Umbrella".
O hit tem participação de Jay-Z, namorado de Beyoncé, cantora que certamente se vê ameaçada pelo talento diversificado de Rihanna, uma vez que o novo CD dessa bela nascida em Barbados já é sucesso, especialmente por trazer boas faixas inspiradas em sons jamaicanos, house, hip hop e soul.
Dois lançamentos caem para o lado mais etéreo, tranqüilo e cheio de piano, como o da indie Feist, canadense de voz suave que lança seu terceiro disco, o aclamado "The Reminder", e o da esquisita russa Regina Spektor e seu punk folk cantado em inglês que é lançado em segundo álbum, "Begin to Hope".
A veterana Suzanne Vega reinou no mundo com o hit "Luka" -um inteligente encontro das então latentes batidas do hip hop com sua voz doce-, em 1987. Vinte anos depois, ela mantém o bom nível de seu pop rock, com bem-vindas participações da cantora KT Tunstall e do guitarrista do Sonic Youth Lee Ranaldo no recém-lançado álbum "Beauty & Crime".
Os momentos caídos desse clube das mulheres estão no pop descartável do novo CD da inglesa Sophie Ellis-Bextor e no atestado de total falta de talento que encontra-se descaradamente nos "greatest hits" ultrapassados de Paula Abdul. Depois ninguém entende por que os vencedores de "American Idol" são tão medíocres.

GOOD GIRL GONE BAD
Rihanna

http://www.defjam.com/site/artist-home.php?artist-id=586
Ouça: "Umbrella" e "Breakin" Dishes"

TRIP THE LIGHT FANTASTIC
Sophie Ellis-Bextor

www.sophieellis bextor.net
Ouça: "Catch You"

BEAUTY & CRIME
Suzanne Vega

www.suzannevega.com
Ouça: "Zephyr & I"

THE REMINDER
Feist

www.listentofeist.com
Ouça: "1234"

BEGIN TO HOPE
Regina Spektor

www.reginaspektor.com
Ouça: "Better"

STRAIGHT UP! GREATEST HITS
Paula Abdul

www.virginrecords.com/paulaabdul
Ouça: "Rush, Rush"


Texto Anterior: 02 Neurônio: O homem é a nova mulher
Próximo Texto: +CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.