São Paulo, segunda-feira, 26 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAÚDE

Descubra outros efeitos da maconha e do ecstasy

DO COLUNISTA DA FOLHA

Uma pesquisa divulgada na última semana no Reino Unido põe mais lenha na fogueira da polêmica questão do efeito que algumas drogas podem ter sobre a memória.
Os pesquisadores entrevistaram mais de 700 internautas no mundo todo e acharam evidências de que tomar ecstasy ou fumar maconha pode provocar problemas de memória. O trabalho foi publicado no "Journal of Psychopharmacology".
Os usuários de ecstasy têm problemas para recordar fatos mais antigos, e quem fuma maconha enfrenta dificuldades para se lembrar de informações mais recentes. Os participantes fizeram testes para verificar as memórias de curto e de longo prazo.
Quem usa ecstasy estaria 23% mais propenso a esquecer do que os que nunca tomaram a droga. Enquanto isso, quem fuma maconha teria 20% mais dificuldade em se recordar de fatos do que quem não fuma.
Esses novos resultados apontam para a necessidade de pesquisas ainda mais abrangentes sobre esse assunto e servem de alerta para quem anda consumindo ecstasy ou maconha. Os efeitos na memória podem ser piores do que se imaginava. (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Apesar de informada, garota dá mancada
Próximo Texto: Científicas: Suor e malária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.