São Paulo, segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Próximo Texto | Índice

Cartas

Crítico ranzinza
"Não sei por que me dou ao trabalho de ler as resenhas do Leandro Fortino. Para ele, nada do que seja pop tem valor. Pode até ser que Christina Aguilera (Discos, ed. de 5/1), ao lançar uma coletânea, esteja pensando no dinheiro, mas por que isso não pode ser um meio de comemorar dez anos de carreira? Dê-me uma razão para que ela não possa juntar seus maiores sucessos e ainda algumas faixas que não estavam em seus CDs? Devo lembrá-lo de que "Back to Basics", que "naufragou nas paradas", é o CD duplo mais vendido na década. Realmente seus agudos ("exageros irritantes') são uma das coisas que a fazem amada pelos seus fãs. Por que mudar? Para agradar a críticos ranzinzas?"
GUILHERME MORAES, 24

Apelo de outro nerd
"Faço minhas as palavras do leitor Augusto Luiz (Cartas, ed. de 19/1)! Está na hora de abrir espaço para que caiam preconceitos e generalizações a respeito dos nerds."
CARLA TEODORO, 17, Cotia, SP

Reportagem oportuna
"Oportuna a reportagem "Blogs obrigatórios" (ed. de 19/ 1). Tenho sugerido aos meus alunos que elaborem uma página virtual; poucos, no entanto, acatam a ideia. Um estudante que mantém dinamicamente uma página virtual não encontrará dificuldades em elaborar resumos, analisar infográficos, ler criticamente as charges ou tirinhas, dissertar ou mesmo escrever comentários opinativos. E a redação manuscrita, presente nos vestibulares mais concorridos, não causará temor; será fichinha, garanto."
DORALICE ARAÚJO, Curitiba, PR

Mais espaço
"Leio o Folhateen há um bom tempo e só agora me toquei de uma falha do caderno: cadê o espaço para a produção dos leitores? Adorei a matéria sobre a necessidade de ter um blog. Até então, eu sempre vi um blog como uma ferramenta mais de uso pessoal do que profissional."
LÍDIA GANHITO

É palhaçada
"Fiquei incrédula com as pessoas entrevistadas para a matéria "Armada Antipirataria" (ed. de 19/1). A pirataria não é bacana, mas justificar dizendo que o autor faz um trabalho honesto e não recebe por isso é palhaçada."
NARA FABIANI, 16, Sorocaba, SP

Que raiva
"A matéria "Armada antipirataria" me deu um bocado de raiva. Quero deixar bem expresso que dizer que "não é a favor da pirataria por que acaba com a renda da banda" é a maior falácia musical que existe, por duas razões. Primeira: os CDs são caros. Segunda: o que realmente constrói a renda de um artista são os shows, que são muito mais caros, e em lugares como Brasília nem se fala de tão caro que são. Apreciar a música é muito mais do que não pegar músicas na internet. Significa prestigiá-la quando se apresenta e divulgá-la, mesmo que seja de modo "ilícito"."
PAULO R. PINHEIRO JUNIOR, 22, Brasília, DF

CD inteiro nunca
"Tenho ódio de ver CDs e DVDs toscos vendidos a R$ 5 no Centro de São Paulo. Mas, quanto a baixar músicas, penso um pouco diferente. Para mim, serve como uma maneira de conhecer bandas novas. Se não fosse dessa forma, eu jamais teria acesso a bandas indies muito legais que NUNCA tocam nas ridículas rádios nacionais. Tenho uma norma: duas ou três músicas legais do mesmo cara ou banda? Compro o CD!!!!! Baixar o cd inteiro, NUNCA!"
DI AZEVEDO

Próximo Texto: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Tamanho correto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.