São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

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Música

Quase (muito) famosos

Warner segura novo álbum do Cansei de Ser Sexy para relançar primeiro CD com mais força na Inglaterra e no resto do mundo

Lúcio Ribeiro/Folha Imagem
O Cansei de Ser Sexy no Hammersmit h Palais, Londres, quinta passada


LÚCIO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LONDRES

Acredite no hype. Ao mesmo tempo que você recebe nas mãos esta edição do Folhateen, as lojas de disco do Reino Unido começam a exibir nas prateleiras de lançamento de singles o disco "Off the Hook", canção da banda paulistana Cansei de Ser Sexy que sai em em CD, vinil de 7 e 12 polegadas e o rosto da guitarrista Carolina Parra estampado na capa.
A música aparece em CD físico para consumo agora, mas já é tocada bastante na XFM e na Radio One, as duas principais estações jovens de rock da Inglaterra. "Off the Hook" também pôde ser ouvida a plenos pulmões cantada por uma molecada que lotou a turnê que a banda brasileira fez com o grupo Klaxons, a "banda da hora", mais os convidados Sunshine Underground e New Young Pony Club, todos ingleses.
Foram 15 shows de ingressos esgotados por Irlanda, Escócia e Inglaterra, que começou no dia 3 de fevereiro em Dublin e acabou apoteótico na quinta-feira passada, em Londres. O Folhateen esteve nos shows de Liverpool, Manchester, Sheffield e no da capital inglesa.

Será o auge?
Neste último, tão logo a nova diva indie (não estou mentindo) Lovefoxxx largou o microfone e a banda foi abraçada na saída do palco por integrantes dos outros grupos da turnê, o sexteto paulistano foi recebido no camarim com champanhe e a visita de diretores da gravadora americana Sub Pop (a "dona" da banda), da multinacional Warner (que agora quer ser a "dona" da banda) e de jornalistas ingleses.
No meio dos brindes, um segurança local bateu na porta, para avisar que o grupo nova-iorquino !!! (lê-se Chik Chik, Chik) estava na casa e queria subir para dar um "oi".
O Cansei de Ser Sexy -ou CSS para facilitar a vida dos fãs gringos e a carreira internacional- definitivamente vive seu momento "Quase Famosos", como se fosse a banda do famoso filme de Cameron Crowe (2000). De clubinhos de São Paulo para shows lotados nos principais clubes de Londres.
Só que o engraçado é notar que o ano do CSS, que já contabilizou shows no Japão, Nova Zelândia e Austrália desde a virada para 2007, ainda nem começou...
No próximo dia 5 de março, o CSS relança seu primeiro disco em terras britânicas. O CD, homônimo -lançado no Brasil via Trama em 2005 e nos EUA pela já lendária Sub Pop-, ganha um revival comercial por sugestão da gigante Warner, que aconselhou a banda a segurar o segundo álbum para "trabalhar melhor" esse primeiro, que teve lançamento tímido na Inglaterra, antes de a banda "acontecer".
A primeira fornada de "Cansei de Ser Sexy" vendeu em sua primeira tiragem algo em torno de 60 mil cópias somados EUA e Europa, número nada desprezível para uma chamada "banda de internet". A Warner, proprietária de 49% do selo americano que revelou o Nirvana, farejou enfim um potencial na banda brasileira.
O álbum chega de novo às megastores britânicas, e o Cansei de Ser Sexy chega pela primeira vez ao México, para um show em festival local. Após uma curta temporada no Brasil, sem aparições ao vivo previstas, o mês de abril arrasta a banda de volta para a estrada e para o seu maior desafio.

Onde isso vai parar?
O rumo do CSS em abril primeiro é a Europa. Quando o giro por Helsinque, Milão, Barcelona, Lisboa, Madrid, Berlim, Paris, Viena etc. acabar, o combo electropop Lovefoxxx/Adriano/Luiza/Carolina/Ana/Iracema retorna ao Reino Unido e à Irlanda para liderarem sua própria turnê, com o luxo de ter duas bandas novas como convidados de abertura (Tilly and the Wall and Ratatat).
A chamada CSS - Already a Sensation Tour inclui shows em Dublin, Manchester, Edimburgo, Glasgow e dois em Londres, no lendário Astoria.
Comandar uma turnê com dois shows no Astoria tem um significado importante no showbiz britânico.
Se a carreira continuar decolando assim, o único lugar depois para abrigar um show pós-Astoria em clube seria no gigante Brixton Academy. Na agenda da banda na Inglaterra há sessões em rádio e apresentações em programas de TV, incluindo o do músico-apresentador britânico Jools Holland.
A partir daí, o CSS experimenta sua fama indie nos principais festivais de música do mundo. A banda está confirmada para o colossal Coachella, em abril, na Califórnia. Depois virão Lollapalooza (Chicago), Glastonbury, Reading/Leeds Festival e T in the Park (Reino Unido), Benicàssim (Espanha), Roskilde (Dinamarca), Oxegen (Irlanda). Paralelo a isso, o hit do Cansei de Ser Sexy, "Let"s Make Love and Listen to Death from Above", será relançado em single no mês de maio, com um vídeo bônus extraído de um show de Manchester.

Ainda não cansou?
Em setembro, é a vez de sair o quarto single do CSS retirado do álbum de estréia, "Music Is My Hot Hot Sex". E, em princípio, os "lados B" e as faixas exclusivas para os diversos formatos dos singles lançados no mercado exterior serão retirados do "CSS Suxxx", o EP ao vivo que veio de bônus no lançamento do disco no Brasil pela Trama.
Cansado de ser sexy? No meio de tudo isso, a Sub Pop tenta fazer circular o nome de seus pupilos pelos EUA e exige uma turnê de no mínimo dez apresentações norte-americanas, que deve acontecer em alguma brecha de datas em junho e ainda incluir o Canadá.
Quando os festivais de verão acabarem e o frio voltar a soprar no final do ano, o CSS deve aparecer em mais datas de shows pela Inglaterra e pelo Japão. Depois é preparar o segundo disco, com previsão para ser lançado no começo de 2008.
E aí, sim, se o CD dois emplacar, você terá um monte de novas chances para se cansar do Cansei...


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