São Paulo, segunda-feira, 26 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCUTA AQUI

Os malucos de lá e os malucos daqui

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
COLUNISTA DA FOLHA

Não dá para não gostar de uma banda que tem uma música chamada "Nazi Apocalypse". De um grupo que, nos anos 70, lá no meio do nada no Canadá, lançou uma faixa de nome "Electro Rock". Não dá para não gostar de caras que juntam o Pink Floyd ultra-psicodélico dos dois primeiros discos com o cinismo urbano do Velvet Underground e a sujeirada garagística dos Troggs.
Essa maravilha híbrida tem nome: Simply Saucer, quarteto da obscura Hamilton, Canadá, que teve seu auge nos anos 70 e que agora vira objeto de culto entre jovens músicos, por causa de uma reedição bacana de alguns de seus melhores trabalhos.
O CD se chama "Cyborgs Revisited" (grande nome!), 18 faixas de eletrônica analógica e guitarras toscas que deixam o ouvinte de boca aberta, perguntando: "Mas os caras faziam isso em 1974, e no interior do Canadá?" Não há como fugir da qualificação: o Simply Saucer era um grupo de visionários. Durou só quatro anos.
A redescoberta desses alucinados começou no final dos anos 80, quando um fã mergulhou nos arquivos da banda e lançou, pela primeira vez, o álbum "Cyborgs Revisited". Thurston Moore, líder do Sonic Youth, prestou atenção e chegou a dedicar alguns shows de seu grupo a esses obscuros canadenses.
A edição de "Cyborgs Revisited" que está agora nas lojas gringas -e que chegou aos ouvidos de "Escuta Aqui"- tem o mesmo material de 1989, mais nove faixas-bônus (na maioria extraídas de shows e fitas demo).
Para dar uma idéia do grau de loucura do Simply Saucer, veja só essa história. Certa vez, ensaiando numa casa, eles decidiram produzir a microfonia mais alta possível, para ver se conseguiam escutar o barulho da rua. Quando chegaram à calçada, confirmaram: sim, dava para ouvir as guitarras apitando! Só havia um problema, eles ficaram trancados do lado de fora, e não tinha sobrado ninguém lá dentro para interromper a zoeira! Quando os bombeiros entraram na casa para resolver a situação, declararam que aquele barulho era o mais ensurdecedor desde os bombardeios da Segunda Guerra Mundial.
Quer saber mais? www.sonicunyon.com.

 

"Escuta Aqui" esteve domingo retrasado em um pequeno festival de rock independente no centro de São Paulo. Musicalmente, não deu para perceber grande coisa, porque o som estava muito baixo. Mas deu para escutar muito bem a banda Daniel Belleza e os Corações em Fúria enfrentando, com fina ironia, a hostilidade do exército "lumpen" de punks que eram maioria na platéia. Ainda no começo do show, Daniel mandou a seguinte frase para a horda: "Vocês... sem vocês, vocês não seriam ninguém!" No fim, ao anunciar que fariam um cover de "I Wanna Be Your Dog", dos Stooges, Daniel avisou: "Se vocês não conhecem essa música, I'm soooo sorry". Sensacional.
 

Você correu atrás da música "Dreams", do trio TV On the Radio, recomendada semana passada em "Escuta Aqui"? Faça um favor a você mesmo(a): providencie "Dreams" o quanto antes. De agora em diante, todos os seus sonhos serão bons.

Álvaro Pereira Júnior, 40, é editor-chefe do "Fantástico" em São Paulo
E-mail: cby2k@uol.com.br



Texto Anterior: Adolescentes ajudam a fazer Folhateen
Próximo Texto: Brasas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.