São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

livros

Recordes em jogo

Livro Guinness dos games ganha sua primeira edição e é lançado no Brasil

LUANA VILLAC
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quantas pessoas no mundo já atingiram a pontuação máxima de 9.999.990 no game "Sonic the Hedgehog"? Em qual jogo os profissionais chegam a clicar no mouse 17 vezes por segundo? Qual foi a maior corrida de carros on-line já disputada, com a participação de 132 jogadores ao redor do globo?
Quem não larga um joystick (ou seus substitutos modernos), e adora perguntas inúteis como essas, vai se viciar no "Guinness World Records Games 2008", guia anual de videogames recém-lançado pela Ediouro.
O nome explica tudo. É um Guinness inteiro dedicado ao universo dos games. Mario Bros., Sonic, Lara Croft, Aki Ross, Jak & Daxter, Street Fighter, PAC-Man... eles estão todos lá, dos mais novos aos mais antigos. E seus recordes também, é claro.
Os títulos mais vendidos e de vendagem mais rápida, o processador mais veloz, o maior ambiente explorável, os jogadores mais bem pagos, os mais jovens e os mais velhos... A lista de recordes é imensa e envolve qualquer tema relacionado aos jogos eletrônicos.
As conquistas são catalogadas segundo 12 categorias: jogos de ação e aventura, de luta, de tiro, de plataforma, de esportes, de corrida, de estratégia, de música, simuladores, RPGs, MMORPGs, labirinto e quebra-cabeças.
Além disso, fatos ao estilo "Guia dos Curiosos" recheiam as páginas do volume. Todos bastante inúteis, mas, talvez por isso, às vezes saborosos. Afinal, onde mais você vai ficar sabendo que, em outubro de 2000, uma equipe de cientistas da Harvard Medical School monitorou os sonhos de 27 jogadores de "Tetris" e descobriu que 17 dos indivíduos analisados sonhavam com blocos caindo? Ou que o nome original do clássico PAC-Man era Puck-Man, devido ao formato em disco do personagem, mas foi alterado para evitar pichações com trocadilhos nas máquinas do jogo? Típica banalidade que não acrescenta nada na vida de ninguém, mas que é ótima para contar aos amigos.
Quem se interessa pelo processo de criação dos games vai gostar das entrevistas com os profissionais do ramo, como Thomas Blair, designer-chefe de "Star Wars Galaxies", Tommy Tallarico, maior compositor da indústria dos games, e Lil Poison, o jogador profissional mais jovem do mundo, com apenas dez anos.
Ao final do livro, há uma tabela de 11 páginas com os recordes oficiais de tempo e pontuação de diversos games. Se você se empolgar e achar que pode bater um deles, entre no site guinnessworldrecords.com/ gamers, clique em SET a RECORD e siga as instruções. Quem sabe seu nome estará na próxima edição?
(E, se alguém ficou curioso com as perguntas do primeiro parágrafo, as respostas são, respectivamente, 23, "Starcraft" e "Trackmania").


GUINNESS WORLD
RECORD GAMES 2008
Ediouro
R$ 69,90 (268 págs.)



Texto Anterior: Teatro: Sem certo ou errado
Próximo Texto: Curiosidades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.