São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

A rainha do iê, iê, iês

Vocalista do Yeah Yeah Yeahs se torna referência no rock feminino e pára de gritar no segundo CD do trio

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

A banda de Karen O nasceu gritando, como todos nós. Mas ela cresceu, e a antes princesa do underground passou a ser nova rainha do rock feminino com o lançamento de "Show Your Bones", segundo CD do trio nova-iorquino Yeah Yeah Yeahs. No intervalo de três anos entre a estréia elogiadíssima em "Fever to Tell" e agora, o grupo desacelerou um monte e chegou a um disco mais pop, ou seja, mais aceitável pelo ouvinte médio, que espera músicas para cantar junto. Nesse disco novo, o Yeah Yeah Yeahs descobriu o pós-punk inglês dos anos 80, quando conviviam góticos e guitar bands, como Ride, My Bloody Valentine (que é irlandesa) e Jesus and Mary Chain, gente que carregava nas distorções do som da guitarra. Injetou também no seu rock a barulheira desorganizada das americanas pré-grunge, como Dinosaur Jr. e Buthole Surfers. O trio corre agora o risco de ser chamado de vendido, principalmente por ter mudado o sentido musical de sua carreira. Mas o desafio de todo artista deve ser -ou, pelo menos, deveria- fazer discos diferentes dos anteriores. E a banda seguiu a escolha de se tornar mais audível. Menos irritante para alguns, mais para outros.

SHOW YOUR BONES
Yeah Yeah Yeahs
www.yeahyeahyeahs.com
Ouça: "Way Out"

Isto é Yeah Yeah Yeahs
História: trio formado na vizinhança descolada de Williamsburg, no Brooklyn (NY), por Karen O (vocalista) e Nick Zinner (guitarrista), que eram do Unitard, e pelo baterista Brian Chase
Discos: "Yeah Yeah Yeahs" (EP, 2001); "Fever to Tell" (2003); e "Show Your Bones" (2006)
Amigos: The Strokes, White Stripes, Liars e as "Quero-ser-Karen O", tietes de Karen que imitam suas meias rasgadas e os vestidos feitos em casa; já Nick é "o melhor gutarrista do mundo", segundo Marilyn Manson
Inimiga: Courtney Love (em um festival de música no Texas, Karen derrubou seu prato de salada de batatas e maionese na ex-Kurt Cobain, acidentalmente)

Texto Anterior: Crítica: Site vira programa de TV legal, mas correto demais
Próximo Texto: +CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.