São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Tenho 12 anos e comecei a me masturbar porque todo mundo falava que era normal. Já faz um ano que faço isso diariamente e só consigo parar por, no máximo, cinco dias. Depois da masturbação, eu me sinto mal, humilhado. Como posso largar isso de vez?"

Masturbação não faz mal à saúde, mas ainda provoca culpa

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Vamos voltar a afirmar algo que você já deve ter ouvido muito por aí: masturbação, de fato, não faz mal a ninguém.
Essas histórias de que masturbação faz cair o cabelo, nascer espinhas, crescer pêlo nas mãos, provoca impotência e outras bobagens do gênero fazem parte de uma época em que a exploração do corpo e a busca do prazer eram vistas como atitudes erradas e reprováveis. Muita gente sofria por causa dessa repressão e vivia cheia de culpa.
O mundo mudou e esses conceitos evoluíram. As pessoas hoje podem viver suas buscas, seus prazeres, seus namoros e sua sexualidade de uma forma muito mais tranquila e flexível. Ponto para a sociedade que forçou essas transformações e admitiu comportamentos que sempre existiram, ora mais proibidos, ora mais liberados.
Ou você acha que nossos ancestrais, por exemplo, nunca se masturbaram? Há referências à masturbação nas civilizações mais antigas que habitaram este planeta. Espantado? Pois não precisa ficar!
Mas vamos falar de você. Em primeiro lugar, ninguém experimenta a masturbação só porque os outros dizem que ela não faz mal. A gente fica com curiosidade em relação aos prazeres que cercam nossa vida no começo da adolescência. E não há nada de mau nisso. É uma forma de aprendizado.
Você começou aos 11 ou 12 anos. Muito cedo? Não. Crianças também exploram seu corpo em busca das mudanças e do prazer.
A masturbação diária faz mal? Não! A única exceção são as pessoas que passam a viver esse comportamento de forma exagerada -para aliviar tensões e ansiedades- ou que deixam de estudar, de trabalhar, de praticar esportes e de sair com a galera porque só conseguem pensar em masturbação. Mas isso é bastante raro.
O fato de que você só consegue ficar, no máximo, cinco dias sem masturbação também não é nenhum problema.
O motivo de você ficar se sentindo mal e humilhado depois da masturbação tem um nome: culpa. Você ainda deve achar que está fazendo coisa errada, que está com um problema, que anda perdendo tempo demais com a busca do prazer, e isso tudo acaba deixando você culpado e arrependido.
Mas você não precisa nem deve parar com a masturbação. E sabe por quê? Porque é importante a gente aprender a viver bem com nossos desejos e com nosso prazer!
Tente relaxar, entender que a busca do seu prazer é absolutamente normal e que você está fazendo o que todos nós, homens, mulheres, adolescentes e adultos fazemos ou já fizemos em alguma fase de nossas vidas, certo?


Texto Anterior: Maconha está fácil de comprar
Próximo Texto: Científicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.