São Paulo, segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Dance of Days

Banda paulistana disponibiliza gratuitamente na internet seu novo CD, "Insônia 2008", dois meses antes de ser lançado

DA REPORTAGEM LOCAL

Em mais de dez anos de estrada, a banda paulistana de hardcore Dance of Days já viu seu público crescer, encolher e aumentar de novo. Hoje, além dos fãs de hardcore, o seu vocalista e líder, Nenê Altro, 35, vê também de cima do palco seguidores de outros estilos, como o gótico, o alternativo e até o rock básico.
A alta popularidade para um grupo que nunca deixou o mercado independente (o Dance of Days tem fãs de norte a sul) deve-se em boa parte à atitude do grupo de disponibilizar gratuitamente todas as músicas de seus quatro discos na internet para qualquer um que quiser baixar. E com as 14 faixas de seu novo trabalho, "Insônia", não seria diferente. Mesmo sem nem ter sido lançado.
Previsto só para fevereiro, o disco inteiro já estará disponível de graça no próximo dia primeiro, pelo site de bandas independentes TramaVirtual.
"Nossa turnê começa no início de janeiro, e não queremos que os fãs que vão a nossos shows não conheçam as músicas", conta o vocal Nenê.
"Insônia" foi batizado assim por conta do hábito de Nenê de só escrever letras de madrugada. A inspiração no filme "Clube da Luta" completa a explicação dobre o nome: "A gente tem esse lado da noite e seguiu a temática de "Clube da Luta", sobre ficar sem dormir e começar a enxergar a realidade de outro modo. Nosso ritmo é muito agitado. Temos de estar prontos para resolver coisas a toda hora, é uma outra realidade".
Outra realidade encarada pelo líder do Dance of Days é a de não poder depender da venda de CDs para sobreviver, uma vez que tudo está na rede, na faixa. "A gente viu que, se cobrava caro pelo disco, fazia bem menos shows. Vendendo o disco a dez reais, lotava mais, o público comparecia, pois tinha sobrado dinheiro", explica Nenê.
"Além disso, nosso tipo de fã é bem fanático, e, além de baixar, acaba comprando o CD. Eles fazem aquela linha de fã da Legião Urbana, de seguidores. Cantam as músicas de todos os nossos discos. Se eu erro alguma letra, me xingam. Apesar da responsabilidade, é legal ter esse lado messiânico."

O NX Zero
A banda de rock NX Zero, que até em festival de axé está se apresentando e já passou por programas como o de Ana Maria Braga, começou a carreira de forma independente, abrindo shows do Dance of Days.
Mas Nenê não acha que essa entrega ao mercado popular seja algo condenável. "Todo mundo quer viver de música. É hipocrisia falar mal. Não gosto da competição. Além disso, somos uma banda afortunada, vivemos apenas de música. É um privilégio." (LEANDRO FORTINO)

INSÔNIA 2008
Dance of Days
tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=6635

Texto Anterior: Música: CPM 22
Próximo Texto: Escuta aqui: A TV moderna está na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.