São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior

Ela quer vingança

Leitores ligados no que acontece, como Bruno Romani, que vive na Califórnia, já avisavam "Escuta aqui" desde o ano passado: a banda She Wants Revenge merecia atenção.
Em viagem à mesma Califórnia, no fim de 2005, constatei pessoalmente: She Wants Revenge (ela quer vingança) dominava a Live105, estação comercial/alternativa de San Francisco, que lança antes o que as rádios comerciais mais tradicionais acabam depois abraçando.
O She Wants Revenge, uma dupla que no palco vira quarteto, é do chamado vale de San Fernando, que fica na região metropolitana de Los Angeles e não é conhecido exatamente pela pujança artística. E o som vem de bandas dos anos 80 como Joy Division e Bauhaus (a introdução de "Tear Your Apart" é muito parecida com a de "Bela Lugosi is Dead").
O que me parece original no SWR é a cadência dos vocais, que lembram muito o ritmo das falas do hip hop. Na rádio de Los Angeles KCRW, Justin Warfield e Adam 12, o núcleo do SWR, explicaram que, além de bandas inglesas dos anos 80, quem têm 30 e poucos anos e vem do vale San Fernando não teve como não ouvir Run DMC e Public Enemy. Confira: http://kcrw.com/smil/mb060119She_Wants_Revenge.ram.
 
Como não tive a sorte de ir ao espetacular festival South by Southwest, na semana retrasada, no Texas, fico babando com as descrições de quem estava lá. O amigo Lúcio Ribeiro conta que nunca viu tanto som alucinante junto.
 
Jon Pareles, do "New York Times", destacou duas coisas que me deixaram curioso. A banda Flairz, da Austrália, formada por moleques de 12 e 13 anos que tocam rock de garagem do tipo festeiro. E os Brunettes, da Nova Zelândia, que alternam vocais femininos e masculinos e tocam com instrumentos de brinquedo (o som é puro pop, segundo Pareles)!
 
Na semana passada, escrevi que o mau humor e a pose de bandas que entrevistei recentemente estavam me deixando farto do rock. Mas pontos fora do gráfico, como o som dark do She Wants Revenge, e esses inqualificáveis Flairz e Brunettes, trazem sempre a esperança de que nem tudo está perdido.


Texto Anterior: Ficção: Oscar em casa
Próximo Texto: CD player
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.