São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 2005

Texto Anterior | Índice

MOSTRA

Conheça o passado da informática

Coisa de museu

IGOR RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Você sabia que, há pouco mais de 20 anos, alguns computadores usavam um disco de 30 cm de diâmetro e 20 cm de altura para carregar aquilo que hoje cabe em um CD? E que o PCXT, um dos computadores pessoais mais populares na década de 80, tinha espaço para uma memória de 512 KB?
Foram milhares as transformações pelas quais a informática passou até que se pudesse enviar fotos pelo celular. Parte delas está na exposição "Máquinas no Tempo".
A mostra está dividida em sete módulos, cada um com um tema diferente. No momento, o Sesc Pompéia recebe a segunda etapa, chamada "Sistemas de Mídia e Armazenamento".
Nos módulos da exposição itinerante aparecem outros objetos que podem despertar espanto. Há computadores, como o CP500, fabricado na década de 80, com 48 KB de memória; o famoso PC 386, um dos primeiros a operar com mouse; e o MSX da Gradiente, que aceitava um cartucho de programas. A viagem passa também pelos consoles de videogame, desde o Atari 2600 -cult nos tempos atuais- até o SuperNes, de 16 bits, da Nintendo.


MÁQUINAS DO TEMPO - Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, Vila Pompéia, tel. 3871-7700). De qua. a sex.: das 10h às 20h30. Sáb. e dom.: das 10h às 18h. Grátis.

Texto Anterior: Música: Sem futuro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.