São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Faça sua parte contra o preconceito sexual

Ontem ocorreu em São Paulo a 15ª Parada do Orgulho LGBT, a maior parada gay do mundo. A celebração da liberdade que se repete anualmente na avenida Paulista merece algumas reflexões.
Este foi o ano em que o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou que a união civil de pessoas do mesmo sexo é equivalente a qualquer forma de união entre heterossexuais.
Abriu-se o caminho, então, para que diversos casais possam registrar seu status em cartórios e garantir direitos e benefícios sociais. Foi um avanço!
Mas há resistências. Na última semana, em Goiás, um juiz anulou a primeira união de dois homens que aconteceu naquele Estado. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) criticou o que considerou ser um retrocesso moralista.
O juiz também proibiu novas uniões civis entre gays em Goiânia. O casal estuda medidas jurídicas para resolver o impasse. Além disso, na última semana um deputado federal de Goiás queria anular na Câmara a decisão do STF.
Enquanto a sociedade avança em suas posições e as autoridades tentam acompanhar essas mudanças, a realidade é que, apesar da redução do preconceito, gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros continuam a enfrentar problemas cotidianos no país.
Há um mês recebi e-mail aqui no Folhateen de uma garota que se sentiu humilhada em uma consulta com uma ginecologista ao informar que fazia sexo com mulheres. A médica em questão deixou de cumprir seu papel e passou a adotar um discurso moralista e preconceituoso, que nada tem a ver com exercício da profissão.
O CRM (Conselho Regional de Medicina) é a instância na qual os médicos devem ser denunciados em casos como esses.
Se, de um lado, comemorar a diversidade sexual em praça pública é fundamental e dá visibilidade a todos, do outro, os marcos legais e as medidas de garantia à liberdade e aos direitos individuais têm de ser garantidos. É importante que cada um faça sua parte!


Próximo Texto: Só na FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.