São Paulo, segunda-feira, 27 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROFISSÃO

TRABALHO VOLUNTÁRIO

De boa vontade

Jovens se engajam em atividades voluntárias e, de quebra, ganham experiência profissional

DIOGO BERCITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um adesivo de uma ONG colado em um carro estacionado. Esse sinal foi o suficiente para Rafael Ventura, na época com 14 anos, decidir fazer a diferença.
Conheceu, pela internet, o projeto "Cidade Amiga", contra o desmatamento. Com a papelada em mãos, pediu uma audiência com o prefeito de Ribeirão Pires (SP), que concordou em assinar os documentos.
Hoje, Rafael tem 19 anos, estuda geografia e continua engajado -é um dos cinco voluntários paulistas menores de 21 anos do Greenpeace, organização que defende o ambiente.
Como ele, outros jovens dispõem de algumas horas de suas semanas para ajudar a quem precisa ou para defender uma causa em que acreditam. Não recebem nenhum centavo por isso, o que não quer dizer que não sejam recompensados.
Quem atua nesse tipo de projeto pode lucrar, por exemplo, com ganho de experiência e com crescimento profissional.
Na hora de buscar emprego, a cientista social Luciana Milnitzky, 22, viu sua carreira ser valorizada pelos trabalhos voluntários que faz desde pequena, como os de arrecadação de alimento e de roupas.
Já no trabalho seguinte, não houve tanto destaque a essas linhas de seu currículo. "Mas, na entrevista, eles me perguntavam sobre o que eu fazia, para descobrir se eu tinha características de liderança", conta.
Hoje, desempregada, a garota tem foco definido para os próximos anos de sua vida profissional. "Escolho onde vou trabalhar, prefiro empresas com responsabilidade social."
Enquanto espera seu próximo emprego, cuida de idosos em um lar de repouso.

Em grupo
Por meio de algumas instituições especializadas (veja lista de sites acima) é possível entender melhor como funciona o trabalho voluntário. Algumas, como o CVSP (Centro de Voluntariado de São Paulo), oferecem palestras gratuitas e possibilitam pesquisa on-line de locais onde é possível trabalhar.
"O interessado precisa saber qual é o tempo de que dispõe, que atividade quer executar e se tem o talento necessário", enumera Silvia Louzã, coordenadora da área de organizações sociais do CVSP.
No caso dos menores de 16 anos, a recomendação da instituição é que o jovem faça um trabalho em grupo, e não individual. Uma boa saída é procurar a escola e organizar uma turma de interessados.
Leonardo Fajardo, 15, cuida dos filhos dos adultos que são alfabetizados no Colégio Vera Cruz. "Quero ser professor, e o trabalho me ajuda a ter uma ideia do que é pedagogia", diz.
Currículo? Experiência profissional? Carreira? "Isso é coisa de adulto", devolve. "Só quero ajudar as pessoas."

[+] O que é trabalho voluntário?
Atividade não remunerada prestada por uma pessoa a uma entidade pública ou instituição privada sem fins lucrativos. Não gera vínculo empregatício. É obrigatório por lei que o voluntário assine um termo de adesão constando as condições do trabalho.


Texto Anterior: Internets - Ronaldo Lemos: O rei dos "hipsters" (gente legal parte dois)
Próximo Texto: Informe-se, mexa-se
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.