São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A maldição da "infernet": blogs e MSN não escapam

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É fato: os blogs permitiram que qualquer pessoa com acesso à internet possa publicar suas idéias por meio de textos e imagens. Sem nenhuma interferência, são escritos textos sobre política, casos amorosos ou o cotidiano de festas e rock'n'roll. No entanto tanta liberdade pode ocasionar transtornos.
Quando tinha 17 anos, o cientista social Pablo Emanuel Romero Almada, 23, tocava guitarra em uma banda de punk hardcore. Dono de um blog, no qual deixava registradas algumas letras de música e as relações com as mulheres, ele escreveu um post falando mal dos colegas de banda.
"Andava de saco cheio de alguns fatos que estavam acontecendo na banda, como divergências de som e falta de empenho de alguns integrantes e, por essa razão, comecei a escrever coisas não muito agradáveis sobre eles no blog", revela. Além disso, ele chegou a comentar na internet o seu interesse em sair da banda, caso não houvessem mudanças.
"O problema foi que a namorada de um dos caras do grupo entrava em meu blog -mas eu não sabia, pois ela não deixava comentários- e mencionou a eles o que escrevia." Resultado: Pablo foi convidado a se retirar e brigou com o cantor, de quem era bastante amigo, e só voltou a falar com ele recentemente.

Fim de namoro
"É preciso ter em mente que as informações postadas na internet poderão ser acessadas por qualquer pessoa no mundo", alerta Lúcio Costa, especialista em segurança de internet da Symantec Brasil.
Os principais problemas identificados pela empresa são o roubo da identidade digital dos usuários, o seqüestro de informações e o uso das mesmas em atividades ilícitas.
Até mesmo no MSN é preciso tomar cuidado para não mergulhar em um problema, como terminar um relacionamento. Foi justamente por um descuido que a modelo Nathalia Belini de Araujo, 18, terminou o seu namoro.
Depois de ter se deparado com a foto de um cara bem bonito no Orkut, ela, que namorava à época, resolveu adicioná-lo no MSN. Entre recados na internet e telefonemas, Nathalia percebeu que havia se apaixonado pelo rapaz. "Um dia, meu nick no MSN estava com a seguinte frase: "Te amo, meu príncipe". Mal podia imaginar que meu namorado veria aquilo, mas ele viu", relata.
Ela tentou contornar a situação, mas não adiantou e ela perdeu o namorado. "No final, descobri que o garoto maravilhoso da internet era uma farsa. Ainda tive que pagar uma conta enorme de telefone, pois o cara morava em outra cidade." (ALAN DE FARIA)


Texto Anterior: Alerta: assaltos e seqüestro
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.