São Paulo, segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

BALÃO

O nosso Michael Moore?

DIEGO ASSIS

Cada um tem o Michael Moore que merece. E, nos quadrinhos brasileiros, ele vem atendendo pelo nome de Reginaldo Carlota. Sim, você já deve ter ouvido falar nele. Há três semanas a "Balão" publicou uma notinha anunciando o lançamento da HQ "Reencontro Mortal", em que Carlota faz o seu destemido Cão Maravilha (ãhn?) assassinar o presidente dos EUA, George W. Bush. Não satisfeito com a notinha por aqui e com as matérias em outros jornais e sites especializados, o quadrinista de Itu resolveu fazer jus à fama de mania de grandeza da cidade que o criou e começou a espalhar por aí uma série de mensagens dizendo que estava sendo ameaçado pelos gringos. E mais: que a embaixada norte-americana já estava atrás dele, acusando-o de "oportunista em busca de promoção gratuita as (sic) vésperas das eleições presidências (sic) nos Estados Unidos". Oportunista? Vocês ainda não viram nada...
Eis que, ainda não contente com a turbinada no número de acessos de seu site (www.caomaravilha.com), Carlota decidiu botar mais lenha na fogueira e criou um epílogo para "Reencontro Mortal". Disponível no site, a história de uma página -justiça seja feita, bem melhor do que todas as outras juntas da HQ original- revela quem estaria realmente por trás do assassinato do presidente americano: Luiz Inácio Lula da Silva!
E assim declarou Carlota: "Sobre a embaixada, eu realmente recebi o e-mail, mas liguei toneladas de vezes, e todo mundo negou. No mínimo foi algum espertinho tentando me assustar, mas, como não sou burro, transformei o evento num golpe de marketing". Pode?
Pois é, às vezes, até uma má história acaba rendendo uma boa história -pelo menos para esta coluna.

Quadrinhos e quadrinhos
Vamos elevar um pouquinho o nível da conversa. Quem aí já teve o privilégio de ler as histórias originais da revista "2.000 A.D.", berço de quadrinistas britânicos do naipe de Alan Moore, Dave Gibbons e Brian Bolland, desenhista da lendária -e violenta- série "Judge Dredd"? Há uma boa amostra aqui: www.bbc.co.uk/cult/comics/2000adstrips.

Texto Anterior: Nova Manhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.