São Paulo, segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NA ESTRADA

MAYRA DIAS GOMES - mayradiasgomes@uol.com.br

Despedida de solteiro: tradição ou desculpa?

JOVEM DEMAIS ou não, você certamente já pensou em casamento. Talvez como um desejo para o futuro ou como algo a ser evitado de qualquer forma. Eu achava que nunca me casaria, mas aqui estou, feliz e casada.
Recentemente, uma amiga de 19 anos anunciou que iria se casar. Os pais dela gastaram uma fortuna na festa. Na noite anterior, ela postou no Facebook: "O que acontece em uma despedida de solteiro?". A pergunta ingênua vindo de uma menina prestes a se tornar esposa gerou uma discussão de 55 comentários. Um dos amigos do noivo deixou escapar a presença de garotas pagas na festa em São Paulo.
No dia seguinte, todos sabiam da notícia. Depois de ter feito o noivo admitir uma traição durante a bebedeira com os amigos, ela cancelou a cerimônia e postou: "Tradição ou desculpa furada?". Eu apoiei sua decisão. Se algum homem ou mulher entra em um casamento com a mentalidade de que a diversão acabou, então não há motivo para casamento.
Em vez de se lamentar, minha amiga celebrou: "Viva minha intuição, antes cedo do que tarde! Champanhe e bolo para todas as amigas!". O noivo, "muito bolado", parecia não acreditar. "Eu achei que não estava fazendo nada errado!", postou na sua página.
No passado, a tradição tinha uma finalidade específica: mulheres deviam se casar virgens e, até o dia da cerimônia, o noivo podia visitar casas de baixo meretrício, mas não podia brincar com a noiva. Com a data do casamento marcada, ele se despedia da esbórnia com um ritual de passagem.
Hoje em dia, quase ninguém se casa antes de transar. Na minha opinião de casada, além de a tradição ser uma desculpa para causar ou questionar a decisão, deve servir de alerta para qualquer noiva ou noivo a caminho do altar. Afinal, são tempos modernos, e as mulheres têm as mesmas oportunidades que os homens.


Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: E a vida continua
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.