São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Índice

ESCUTA AQUI

>> Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

A trilha sonora de Nayara e Eloá

LOGO QUE COMEÇOU a história de Lindemberg, Eloá e Nayara no cativeiro, um detalhe chamou minha atenção: ele era fã do cantor carioca D'Black, de quem eu nunca tinha ouvido falar. Lançando mão de clichês de classe média para analisar a população pobre, deduzi que fosse algum rapper "anti-sistema". Mas, na Folha, a reportagem de Laura Capriglione trazia trechos da canção de D'Black que Lindemberg mais ouvia, "Sem Ar", e fiquei preocupado: "Eu corro pro mar pra não lembrar você/ E o vento me traz o que eu quero esquecer/ Entre os soluços do meu choro eu tento te explicar/ Nos teus braços é o meu lugar".
No YouTube, lá vem a música. As primeiras marretadas no piano anunciam: é uma balada mela-cueca. D'Black, de "black", só tem o nome: "Sem Ar" é puro Richard Marx, se é que você se lembra dessa branca figura.
No enterro de Eloá, mais D'Black. Amigos vestiam camisetas com um trecho de outra canção, "1 Minuto". "Por onde quer que eu vá vou te levar pra sempre/ A culpa não foi sua/ (...) A distância entre nós não pode separar/ O que sinto por você não vai passar."
Do lado das meninas, a turma de Nayara e Eloá, um americano é o preferido: Chris Brown, de apenas 19 anos. Chris Brown é... o D'Black dos EUA. Dilui o rhythm and blues a proporções homeopáticas (mas, é claro, com produção excelente). Elas também adoram psytrance, justamente a forma mais branda e fácil de assimilar da música eletrônica.
Na vida cheia de arestas em um CDHU na periferia da periferia da Grande São Paulo, ninguém quer saber de música que dê trabalho. Não há como não lembrar a frase que Joãosinho Trinta tornou eterna: "Pobre gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual".

CD PLAYER

PLAY - Psytrance
Como som, acho medonho, mas a capacidade desse gênero de agradar a tanta gente é de tirar o chapéu.

PAUSE - "1 Minuto", D'Black e Negra Li
O timbre de voz da Negra Li é tão bonito que quase salva a canção.

EJECT - "Sem Ar", D'Black
A música negra brasileira, que já teve Tim Maia, hoje tem D'Black.


Texto Anterior: Dicas horrorosas para passar o Halloween
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.