São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CINEMA VERDADE

"A VIDA EM UM DIA", FEITO PELO YOUTUBE, É DESTAQUE DE FESTIVAL QUE COMEÇA NA QUINTA-FEIRA

Foto Divulgação
"A Vida em um Dia": filme pelo YouTube

IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

Como foi seu dia em 24 de julho de 2010? O que você carregava nos bolsos? O que você amava? Do que você tinha medo naquela data?
Com essas quatro perguntas simples, o documentário "A Vida em um Dia" se propõe a uma tarefa difícil: retratar o que acontecia no mundo naquele sábado qualquer.
Um dos grandes destaques do festival de documentários "É Tudo Verdade", que começa na quinta-feira (31) e vai até 10 de abril, em São Paulo e no Rio, o filme é surpreendente e empolgante.
Funcionou assim: gente de todo o mundo filmou sua rotina e respondeu às perguntas. Depois, o material foi postado no YouTube -80 mil clipes em 4.500 horas.
Produzido pelo premiado diretor Ridley Scott, de "Gladiador", o longa foi dirigido por Kevin Macdonald ("O Último Rei da Escócia") e traz histórias sobre a vida.
Há desde o garoto que leva um fora de sua paixão e um homem que pede a namorada em casamento até uma mãe que tem câncer e um coreano que está há nove anos rodando o mundo em uma bicicleta. Todos reais.
Colaborativo, o filme estreou em janeiro, no Festival de Sundance, e será exibido pela primeira vez no Brasil no "É Tudo Verdade".

PURO ÊXTASE
Também surpreendente é o curta-metragem "Menos Dois", sobre a explosão do consumo da droga ecstasy entre os jovens do Irã.
Reprimidos e com poucas perspectivas de vida, veem na droga uma forma de liberdade e escapismo. Mesmo que caiam no vício.
No quesito drama, vale a pena ficar de olho na história das irmãs polonesas Karolina e Natalia, de "Fora do Alcance", que vivem sob as garras de um pai dominador e decidem ir atrás da mãe. Ela mora em Paris há 14 anos.
"Agnus Dei - Cordeiro de Deus" conta a história de Jesus Colin, 26, que revira um trauma de infância: o abuso sexual que sofreu de um padre quando era coroinha.


Texto Anterior: De quem é a música?
Próximo Texto: Programe-se
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.