São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Será que engravidei?

1
"Um pouco da minha ejaculação caiu na banheira e minha namorada, que ainda é virgem, estava dentro da água. Qual a possibilidade dela engravidar?"

2
"Meu namorado estava se masturbando, ainda não tinha ejaculado e colocou o dedo na minha vagina. Posso engravidar com o líquido lubrificante em sua mão?"

3
"Fiz sexo anal com meu namorado, estava menstruada e, depois disso, fui a um churrasco. Lá, comi um molho de alho, que me fez muito mal. Estou melhor, mas ainda tenho dor de cabeça e diarréia. Posso estar grávida?"

4
"Alguém pode ficar grávida sem ter uma relação sexual, só com um amasso bem quente, em que o namorado ejacula, sem tirar as roupas?"


NÃO EXISTE risco de gravidez em nenhuma das situações descritas nas mensagens recebidas nessa semana. O risco de gravidez acontece basicamente quando o casal faz sexo vaginal sem proteção, e o garoto ejacula dentro da garota (sem ele estar usando camisinha ou sem ela estar usando algum outro método anticoncepcional). Coito interrompido (pênis retirado da vagina momentos antes da ejaculação), ejacular fora da garota, mas bem na entrada da vagina ou, logo depois de ejacular na masturbação, o garoto colocar os dedos com esperma dentro da vagina, também são comportamentos que trazem algum risco.
Fora essas atitudes descritas, não existe, praticamente, risco de gravidez. Assim, ejacular no mar, na piscina, na banheira ou na hidromassagem não engravida. O espermatozóide não consegue vencer a barreira da água e chegar ao interior da vagina. O líquido lubrificante (pré-ejaculatório) que sai do pênis durante a penetração sem proteção poderia, eventualmente, trazer algum risco de gravidez (já que espermatozóides podem estar presentes). Mas esse risco é, por si só, bem menor do que na penetração com ejaculação! Agora líquido lubrificante só nas mãos torna essa chance ainda muito mais remota.
Sexo anal também não engravida. Vomitar e ter mal estar, diarréia e dor de cabeça, logo depois de sexo e de um churrasco "suspeito", são sintomas que devem ter muito mais ligação com algum alimento que não fez bem do que com o sexo. Os sintomas de uma gravidez não aparecem imediatamente depois do sexo. São necessárias algumas semanas para que eles se manifestem!
Amassos bem quentes e ejaculação com roupa também não engravidam. De novo, os espermatozóides não têm a capacidade de vencer tantos obstáculos!
Para transar sem preocupação: converse com o ginecologista, use camisinha e pense em um método anticoncepcional adequado a você!


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.