|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
educação
A retomada do movimento estudantil
Acadêmicos comentam as recentes ocupações de universidades brasileiras e dizem por que
são contra a ação da polícia
DA REPORTAGEM LOCAL
Para a socióloga e professora titular aposentada da Unicamp
Maria da Glória
Gohn, as ocupações
de reitorias marcam um novo
momento no movimento estudantil contemporâneo.
"Eles deixaram de se interessar apenas por questões pontuais, como a carteirinha e o
bandeijão, para se mobilizar
em torno de questões gerais,
como a questão da ética. Isso foi
possível apenas em momentos
específicos da conjuntura nacional, como as Diretas Já e o
Fora Collor. Agora, o interessante é que eles saíram sozinhos, sem participação de outros segmentos sociais", diz.
Para ela, apesar de haver a influência de partidos políticos,
as ocupações se caracterizaram
principalmente pela "multiplicidade de orientações ideológicas, partidárias e políticas".
Ela observa também que as
reivindicações são bastante
particulares, ligadas à realidade
de cada universidade. "Onde foi
possível articular ações com
mais unidade, eles alcançaram
êxito. Quando houve fragmentação também nas questões internas, o movimento foi malsucedido", observa.
Já para o professor do departamento de política da PUC Lucio Flavio de Almeida, esse tipo
de ação acontece ciclicamente
desde o principal marco do movimento estudantil, ocorrido
há 40 anos, em Paris, o famoso
maio de 68. "Os motivos nem
sempre são os mesmo, mas há
sempre alguma luta por maior
liberdade."
Por isso, diz ele, não há motivos para se escandalizar nem
para apelar para procedimentos repressivos. "Independentemente da legitimidade de cada ocupação, nada justifica
acionar a polícia. O movimento
estudantil não deve ser tratado
como caso de polícia, e sim como caso de política. A universidade tem meios de resolver
seus problemas sem apelar para a força policial", conclui.
(LETICIA DE CASTRO)
Texto Anterior: Cronologia das invasões Próximo Texto: As principais reivindicações dos estudantes Índice
|