São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

>>Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Como fazer crítica musical só vendo fotos

Divulgação
Olha a foto da banda Foals

NÃO SE ASSUSTE , mas eu tenho idade para ser seu avô. Chegar aos 45 traz algumas vantagens (a falta de cabelos e o bloqueio da visão do solo pela própria barriga não estão entre elas). A principal, pelo menos em se tratando de cultura pop, é "figure things out", como dizem os gringos, ou seja, sacar as coisas "de prima", sem grande esforço. Foi o que aconteceu comigo ao ver uma foto do novo grupo inglês Foals. Repito: uma FOTO, nada mais.
Quando escutei uma música deles, sem saber de quem era, no segundo compasso pensei: "Isso deve ser aquele Foals". Olhei a lista das faixas (o CD tinha sido queimado pelo amigo Paulo Cesar Martin) e não deu outra: era.
Uma batucadinha caucasiana, aquela total falta de groove, vocalzinho de filhinhos de papai de faculdade, uma sopa rala de clichês new rave... Estava tudo naquela foto, e o som confirmou. Que pesadelo.
No século passado, escrevi um texto para a Ilustrada apontando a subserviência da crítica brasileira a Chico Buarque. Depois de muitos anos, Chico lançava um disco de inéditas, recebido com um oba-oba assustador mesmo para os padrões rastejantes do jornalismo cultural de nossa terra.
Acho até que o texto estava bem argumentado, mas o mundo caiu na minha cabeça porque eu dizia que não tinha ouvido nem iria ouvir o novo do Chico -tinha certeza de que, musicalmente, ele estava parado havia 20 anos.
"Fascista" e "autoritário" foram os xingamentos mais brandos que recebi.
Agora, mais de dez anos depois, é com prazer que comunico a meus detratores essa nova técnica de crítica musical. Continuarei sem ouvir CDs que prevejo horríveis. Mas vou prestar muita atenção nas fotos dos artistas. Está tudo lá. Ah, a sabedoria que os anos trazem...

CD PLAYER

PLAY - Escuta Aqui
A "Rolling Stone" gringa elegeu a Indie 103.1, de LA, a melhor rádio dos EUA. A mesma sobre a qual você lê aqui desde... 2004.

PLAY - "The Step and the Walk", The Duke Spirit
Nada como uma bandinha indie inglesa que decide virar nos EUA. Rock grande, me lembrou os BellRays.

EJECT - O hype do MGMT
Quando vierem te dizer que o MGMT bombou só por causa da internet, responda com quatro letras: S-O-N-Y.


Texto Anterior: Música: Capital na capital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.