São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O amanhã já começou

ANDRÉ VAISMAN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

MMORPG. Se você ainda não se deparou com essa sigla, a partir de hoje ela faz parte da sua vida. Massive Multiplayer Online RPG significa jogos de RPG on-line para centenas ou milhares de jogadores ao mesmo tempo.
Há tempos, pareceria uma idéia absurda. Num único cenário, cada um cria o seu personagem e interage com os demais jogadores.
Em "City of Heroes", você desenvolve o seu super-homem, desde a origem de seus poderes até o uniforme. O mapa é de assustar. São apenas 2 milhas2 a menos do que a ilha de Manhattan -Harlem incluído.
"Matrix Online" vem aí. Promete ser a concretização real da ficção cinematográfica no mundo virtual. O lançamento de "Everquest 2" é aguardado como uma nova revolução. Um dos campeões de venda, "Warcraft", segue em beta teste.
Nesse tipo de jogo, cada participante é um criador. Os desenvolvedores e gerentes dos jogos acompanham os usuários, e, a partir deles, modificam o enredo do game.
O Brasil já tem o seu próprio MMORPG. Chama-se "Erínia" e foi criado pela Ignis Games, de Niterói. A ilha onde todos jogam ao mesmo tempo possui algo em torno de 9 milhões de m2. O objetivo é ganhar pontos a serem distribuídos entre força, constituição, agilidade, aptidão, mente e espírito e defesa. Você começa matando bichos imaginários brasileiros, como o Gogó Sarnento.
Conforme evolui, enfrenta monstros mais poderosos. Depois, você pode se juntar ou formar um time, para enfrentar os bichos mais poderosos e cumprir "quests". Pode fazer uma macumba para derrubar o seu amigo querido ou arrumar um emprego na guarda de uma das três cidades da ilha de Tuorhence.
Confesso nunca ter sido fã de MMORPG. No fundo, talvez acreditasse no velho preconceito, que eu mesmo reprovo: games eram uma transação solitária para mim. "Erínia" me derrubou. Confesso meu vício e imenso prazer em entrar no jogo. Em conversar com amigos reais e virtuais, em atacar um monstro mais forte e defender um novato quase sem vida. O futuro dos games já começou. Ele é coletivo, on-line e com um ótimo representante brasileiro.


Texto Anterior: Amigos territoriais
Próximo Texto: Gírias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.