UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUASE FAMOSOS

Finalistas do concurso foram da jovem guarda ao hardcore

Só falta fazer sucesso

DA REPORTAGEM LOCAL

Com exceção de rifa de colégio e de bingo de condomínio, conhecer gente que ganha concurso é bem incomum. Não se tratava de nenhuma Mega Sena, mas eram as oito bandas dos compositores vencedores do concurso "Quase Famosos", que, em parceria com a Kiss FM e com a Gang Music, tinha um dos conhecidos cupons de promoção de canto de página do Folhateen no começo deste ano.
A promessa era escolher as dez melhores letras para gravar um CD. Calma, a conta não está errada. Acontece que dois dos compositores cederam suas letras para o grupo de rap Z'Africa Brasil, que é o intérprete no disco.
Tudo explicado, Mamacuca, Quattro Elementos, Spunkando, Up Brothers, Rodiscley & Os Muriçoca, Piracema e Anomalia subiram ao palco, nessa ordem, para, agora, concorrer a um baixo, a uma bateria e a uma guitarra, entregues aos que fossem mais habilidosos em cada um dos instrumentos no domingo atrasado (20/7).
Os caras do Mamacuca, que existe há oito anos, defenderam com competência um "roque com q, como o Roque Santeiro [personagem-título da novela de Dias Gomes que foi um dos maiores sucessos da TV brasileira]", segundo seu vocalista Maga, 30.
Mas oito anos é pouco comparado às superveteranas Quattro Elementos e Piracema. A primeira foi formada em 1984 -na época, só durou dois anos- e se reencontrou em janeiro de 2003. Eles tocam um rock progressivo com mensagens de tolerância -principalmente- religiosa.
A outra foi formada nos anos 60! O som é bem adolescente, mas daquele tempo. É uma jovem guarda como ninguém mais tem coragem de fazer, com um tom brega piscando a cada acorde. Diversão garantida e bem trabalhada, tanto que o baixista Danilo Camargo Penteado, 20, sobrinho do guitarrista Cid Camargo, 49, este sim fundador do Piracema, ganhou o baixo por sua performance.
Os outros dois vencedores vieram da mesma banda e da mesma família. Foram os irmãos Rick Renan, 20, e Guilherme Renan, 10, guitarrista e baterista dos Up Brothers. Com um pop feito do mais grudento chiclete, foi a banda mais aplaudida da tarde.
A Spunkando foi a que fez mais barulho, com um hardcore melódico que os integrantes não querem que seja comparado ao CPM 22, mas é impossível. O Firsthend é dono de um rock soturno com claras influências de Sisters of Mercy. José Valdir Fancio, 37, leva o Anomalia à frente há 13 anos com uma música de caráter meio social, meio da rotina dos paulistanos.
Falta definir Rodiscley & Os Muriçoca. A tarefa é bem complicada porque eles não são uma banda, e sim um grupo de amigos que entrou na promoção com uma letra que fala de um baile animado por picadas de mutuca que faria inveja a qualquer disco de Arrigo Barnabé. Segundo o compositor Rodiscley do Bandolyn (alter ego do estudante de teatro Rodolfo Valente, 23), a banda fez sua primeira e última apresentação sustentada pela máxima "o movimento é sexy". Entendeu? Nem precisa.

Auditório Folhateen
A partir do sucesso da promoção "Quase Famosos" (foram mais de 3.500 letras para serem avaliadas), o teatro da Gang Music (r. Teodoro Sampaio, 727, Pinheiros) passa a se chamar auditório Folhateen e servirá de espaço para eventos ligados ao caderno, como shows e entrevistas com participação de leitores.


Para ouvir as músicas da coletânea Folhateen & Gang Music, ligue para 0/xx/11/ 3471-4000 e digite 4 - Música. Custo: só o da ligação.
22


Texto Anterior: Não basta ser animado, tem de participar
Próximo Texto: Panorâmica: Fora da aula é hora de esporte
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.