UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ Saúde

Estudo relaciona estresse e espinhas

DO COLUNISTA DA FOLHA

A gente já revelou aqui que as espinhas (acne), que teimam em incomodar muitos jovens, não são causadas nem por masturbação nem por determinados tipos de alimento (chocolate, refrigerantes, amendoim etc.). Mas, então, o que poderia piorar as espinhas?
A grande responsável pelo aparecimento das espinhas é a série de mudanças hormonais que acontece com os jovens na puberdade. Hormônios sexuais produzidos em maior quantidade aumentam a atividade das glândulas da pele, que acabam gerando oleosidade e fazendo surgir as espinhas.
Mas um estudo sugere que pode existir uma relação direta entre as espinhas e o estresse. Isso mesmo! Fases de tensão facilitariam o aparecimento da acne.
Um estudo da Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) avaliou níveis de estresse e aparecimento de espinhas em alunos de vários colégios americanos. Adivinhe o resultado. Em fases de provas, tanto o estresse como as espinhas aumentavam. E, quanto maior o estresse, maior a intensidade das espinhas.
Se esse resultado se confirmar, muitos dermatologistas vão poder, daqui para a frente, receitar tratamentos mais intensos para os períodos em que se sabe que a galera vai enfrentar uma situação complicada, como a fase que antecede o vestibular. (JB)


Texto Anterior: sexo e saúde: Ver revista de mulheres nuas não é traição
Próximo Texto: Científicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.