São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

CARTAS

GAROTA APROVA DICAS SOBRE A MASTURBAÇÃO, E GAROTO RECOMENDA A CASTIDADE AOS JOVENS

Jogo da verdade
"Queria dar uma opinião a respeito da reportagem de Jairo Bouer sobre masturbação (ed. de 21/10). Ela foi muito legal, mas não vai quebrar os tabus. Neste mês, estava brincando de "jogo da verdade" quando uma amiga mais velha do que eu, que também gosta de sair e já ficou com vários caras, perguntou se eu já tinha me masturbado. Eu disse que sim. A roda toda ficou "de cara", achou que eu fosse anormal. Eu sei que não sou anormal e que seria se não fizesse isso. Até os jovens de hoje são atrasados... Poxa, quer coisa mais mágica do que você poder sentir prazer naturalmente, sem nenhum risco e sem nenhuma culpa?"
Vanessa, 16 - São Paulo, SP

Apologia da castidade
"Embora não seja um leitor assíduo do Folhateen, não pude deixar de ler o artigo sobre a masturbação assinado pelo colunista Jairo Bouer. Cientificamente é muito lindo falar em masturbação. Dizer que é uma prática normal, prazerosa, que serve para conhecer melhor o corpo, que é o início da vida sexual, enfim, muitos são os argumentos que estudiosos usam para defender tal prática. O que se observa, no entanto, é que a vivência desse "ato sexual" não é tão "colorida" como "pintam" tais estudiosos do assunto. Não é de estranhar que uma pessoa se sinta mal depois de se masturbar, visto ser essa uma prática egoísta e que se distancia um tanto do ato sexual humano. Digo isso, pois sou um jovem de 18 anos e também enfrentei o problema de me sentir mal depois da masturbação. Após o instante de prazer, vem um grande vazio que dura horas. Mas, depois de conversar com alguns amigos, que se importavam comigo e entendiam o que eu estava passando, livrei-me desse vício, que carregava havia quase três anos. Hoje posso dizer que vivo minha sexualidade da forma que considero a mais harmoniosa para viver na juventude: a castidade."
Rafael Marques da Silva, 18 - Limeira, SP

Ouvidos abertos
"Achei "superdez" as músicas que Álvaro Pereira Júnior recomendou na ed. de 21/10. Adorei a música "Who Said", do Planet Funk, e achei legal a "Frank Sinatra", da Miss Kittin. Hoje em dia, acho que o pessoal se isola muito no quesito música. Os roqueiros para um lado e os pagodeiros para o outro. Nada contra isso, mas as pessoas deveriam parar com essas besteiras e valorizar todos os tipos de música, que são o resultado de muito esforço, amor e dedicação."
Jasmim Alves da Silva, 15 - São Paulo, SP

Saudade das fitas
"Gostaria de saber por que as gravadoras tiraram das prateleiras as fitas cassete. Em tempos de chiadeira por causa dos CDs piratas, elas deveriam voltar a lançar versões dos discos em cassete. Melhor termos a opção das fitas pela metade do preço do CD do que nos submetermos à falta de qualidade dos piratas. Também me admira não ver mais fitas independentes na coluna "Demorou". Antes uma fitinha bem gravada que um CD irregular e mal gravado."
Jaílson de Oliveira, 32 - Ribeirão Preto, SP

Falta de consideração
"O que aconteceu? Acho que todos temos a capacidade de esquecer várias coisas, mas esquecer a data da morte de Renato Russo é falta de consideração com os jovens brasileiros."
Murilo Ruiz Gonzales, 16 - Olímpia, SP


Próximo Texto: Folhateen indica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.