São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MARVELÂNDIA

FUSÃO ENTRE MARVEL E DISNEY GERA FILHOTES, E FÃS TEMEM O "EFEITO MICKEY"

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
ENVIADA ESPECIAL A ANAHEIM (CA)

Um cardápio com mais de 8.000 personagens da Marvel, editora de musculosos como Hulk, Homem-Aranha e os X-Men: US$ 4 bilhões.
Ganhar uma penca de fãs reclamões, desconfiados de ver seus heróis numa companhia tão "família" quanto a de Mickey? Não tem preço.
Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras, contudo, existe o marketing -e a Disney parece bem ciente disso.
A empresa arrematou a gigante dos quadrinhos em 2009, e as primeiras grandes parcerias chegam em 2012 ao cinema ("Os Vingadores") e à TV (a animação "The Ultimate Spider-Man").
Para debelar críticas a esse casório, o chefe de criação da Marvel, Joe Quesada, foi à D23 em agosto -espécie de bienal em que a Disney apresenta suas novidades a fãs. Lá, ele garantiu que a corporação deu uma única instrução para a nova empresa-filha: "Apenas seja Marvel".
Trocando em miúdos: fãs, respirem aliviados. Não vêm por aí uma Hannah Montanha, popstar que vira a cordilheira de músculos Hulk no palco, ou Cinderine, uma princesa-mutante que ganha garras de metal à meia-noite.
Mas nem todos estão convencidos. "Numa exibição hercúlea de horror, a Disney forçou Quesada a explicar o que a Marvel é e tem em comum com a Disney", disse uma fã que se identifica como "Musa Tagarela" em seu blog.
É um camarada também falante, com camisa do Mickey, que rebate essas críticas. Quesada insiste que a liberdade criativa será total. E ficar sob a asa da Disney pode vir a calhar para peitar fortões como Superman, da DC Comics (parceira de outro grande conglomerado, a Time Warner).
Para ele, o diferencial da Marvel é saber explorar o homem por trás da máscara.
"Cada história fantástica do Homem-Aranha é, na verdade, uma história de Peter Parker. Mas chamamos de Homem-Aranha porque vende melhor." A Disney agradece.

A jornalista ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER viajou a convite da Disney


Texto Anterior: Os tipos de sempre
Próximo Texto: Bienal da Disney vira "Terra do Nunca" para fãs
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.