São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

>> Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Ano novo, postura nova!

NA ÚLTIMA COLUNA do ano a gente dá continuidade a um balanço sobre temas de saúde e de comportamento que foram destaque em 2008 e que podem influenciar sua vida. O foco hoje é a sexualidade!
Na última semana, a gente começou esse balanço, trazendo alguns temas sobre álcool e cigarro que tiveram destaque neste ano. Vale o reforço: sua atitude daqui para frente pode fazer a situação mudar! Ano novo, postura nova!

Aids e você!
Números divulgados pela Coordenação Nacional de DST/Aids em dezembro mostram que, embora a doença esteja em fase de estabilidade no país, são quase 35 mil novos casos todos os anos. Entre os mais jovens, continua a haver uma inversão da clássica média nacional e as garotas se contaminam mais do que os garotos! Por que será que elas abandonam a proteção mais cedo do que os garotos? Confiança no parceiro? Medo de impor sua vontade? Falta de poder para negociar? Pense nisso!

DSTs em alta!
Vários estudos mostram que as DSTs estão em alta! Em um trabalho feito pela Coordenação Nacional de DST/Aids em seis capitais do Brasil, pesquisadores acharam números preocupantes: mais de 40% das mulheres chegam às salas de parto com algum tipo de DST. Entre as mais freqüentes estavam a clamídia, a gonorréia e o HPV. Os dados não deixam dúvidas de que os casais não estão se cuidando.

Vacina para HPV em garotos?
Lançada no Brasil há dois anos, a vacina é indicada para garotas mais novas, para tentar evitar a contaminação pelos tipos mais agressivos do HPV (associado ao câncer de colo de útero). Ela não foi incluída no calendário oficial de vacinação e só pode ser adquirida em clínicas particulares, por um preço bastante salgado. Agora, novas pesquisas estão sendo desenvolvidas para checar se a vacina também poderia ser útil para homens, ajudando a prevenir alguns tipos de câncer (pênis e ânus, por exemplo).

Gravidez ainda assusta!
Apesar das taxas de natalidade estarem caindo em todas as faixas de idade no Brasil, entre as garotas mais jovens essa tendência se inverte e mostra uma certa elevação. Alguns dados de pesquisas divulgados em 2008 mostram que o problema já foi pior. Os especialistas estimam que, agora, de cada cinco partos que acontecem no Brasil, um é feito em uma adolescente. Há dez anos, esse índice era de um em cada quatro partos. Em 2009, faça sua parte e se proteja tanto contras DSTs como contra a gravidez não desejada!


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Fantasia: Mangá fashion
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.