São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Coachella bota bandas no devido lugar

SE UMA explosão nuclear não destruiu o mundo, aconteceu nesse fim de semana o festival Coachella, o maior de rock nos EUA (escrevo na sexta à tarde, antes de o evento começar).
E nada como analisar a distribuição das atrações pelos cinco (!) palcos para entender as profundas diferenças entre os mercados de música inglês e americano.
Sabe aquelas bandas adoradas pela imprensa britânica, que a gente, olhando daqui de longe, fica com a impressão de que estão dominando o mundo? Pois bem, nada como um festival nos EUA para colocá-las em seus devidos lugares, como diz um amigo meu.
Exemplos: Klaxons e Cansei de Ser Sexy, que bombam geral no Reino Unido, estavam escalados para tocar ontem, no quarto palco do festival, em plena tarde californiana, com sol a pino e um calor infernal.
Hot Chip, Fratellis, Peter Bjorn & John e !!! a mesma coisa, quarto palco, de tarde, só que no sábado.
Na sexta-feira, idem: um monte de bandas ótimas, tipo Noisettes, Tokyo Police Club e Tilly and the Wall, também despachadas para o quarto palco, de tarde, derretendo no deserto.
Nos EUA, o mais importante mercado do planeta, nada é 100% indie. Nem um festival supostamente indie, como o Coachella.
Quem segura a onda são as bandas que vendem e são famosas de verdade: Rage Against the Machine (principal atração do primeiro palco, ontem) e Red Hot Chili Peppers (principal do segundo palco, no sábado). Não foi só coincidência que a sexta-feira, com o "headliner" de menor apelo, Björk, foi o dia que menos gente atraiu.
Há muitos anos, entrevistando um lendário editor americano, Ben Fong-Torres, fiz várias perguntas sobre revistas inglesas, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Ele respondeu que não acompanhava de perto as publicações britânicas. Ali caiu a ficha: EUA e Inglaterra são muito diferentes. Nunca mais esqueci a lição.


Texto Anterior: Sem dúvida, Avril agora é só pop
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.