São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Os Jack Johnsons

Discípulos do cantor, documentarista e surfista Jack Johnson voltam com novidades

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois que Jack Johnson pegou seu violão e saiu pelo mundo fazendo luau (e ganhou muito dinheiro com isso), outros surfistas criaram coragem para fazer o mesmo.
O último a se arriscar é Teco Padaratz, bicampeão mundial do WQS. Junto com o músico Chris Oyens, o surfista, que praticava a música como esporte, formou o "El Niño". "Muito da popularização do estilo se deve ao Jack Johnson e ao Ben Harper", explica Teco.
Tudo começou quando Chris, que é apaixonado pelo violão havaiano, procurava por "alguém com espírito do surfe", com quem pudesse usar o instrumento, nada comum no Brasil. "Encomendei um pela internet em 1997. Descobri que o fabricante trabalhou na loja do avô do Ben Harper", conta.
Para ser tocado, o violão havaiano deve ser colocado sobre o colo e no lugar da palheta, usa-se uma barra de metal chamada de slide. "Como não há afinação fixa, o som é mais expressivo, próximo ao de uma voz", explica o músico.
Como outras bandas do estilo, porém com mais maturidade, as letras falam de natureza, espiritualidade e, é claro, surfe.
James Lima, vocalista do grupo carioca Seu Cuca, acredita que as letras sejam um dos fatores que agradam ao público. "Falamos sobre férias e praia. Isso ajuda as pessoas a relaxarem."
O excesso de bandas emo também ajuda a música "surfe". "Tem muita moda de emo, hardcore, mas há pessoas que procuram outros estilos."
Jack Johnson e Ben Harper também são influências do cantor do Seu Cuca, que, além de pegar ondas, acaba de lançar seu o primeiro DVD, ao vivo.
Outro surfista-violeiro que lança um álbum é Armandinho.
Para fazer a divulgação de "Semente", o gaúcho trabalha três dias e durante o resto da semana faz musculação e estuda surfe. Da turma de Teco Padaratz, Armandinho pretende fazer o caminho inverso do amigo. "Acho que mais uns dois anos de treino e algumas viagens para lugares como o Havaí e terei condições de competir", revela.
A amizade entre ele e Teco rendeu uma participação especial no disco do El Niño, na faixa "Old Mind". "Eu era um músico que surfava, e o Teco era um surfista que tocava", brinca.
Quanto às críticas negativas, Teco já está preparado. "Num primeiro momento, vão pensar que como cantor sou um bom surfista", diverte-se.
(JULIANA CALDERARI)

SEMENTE
Armandinho
www.armandinhoebanda.com.br

EL NIÑO
El Niño
www.myspace.com/elninooficial

SEU CUCA AO VIVO
Seu Cuca
www.seucuca.com.br


Texto Anterior: 02 Neurônio: As fugitivas
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Seja bem-vindo a uma revista do contra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.