São Paulo, segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMO FUNCIONA

Páginas pra vida

Livro ensina a fazer 500 coisas, do simples ao surreal; dá para saber tudo?

DA REPORTAGEM LOCAL

Lutar com um crocodilo; abrir uma garrafa de cerveja com um isqueiro; costurar um boneco de vodu eficiente; encontrar seu par perfeito pelo signo; dormir de "conchinha"; laçar um bezerro; montar em um elefante; trocar um pneu; enrolar sushi...
Essas são só oito das 500 tarefas que "Veja Como se Faz", a Bíblia do "faça você mesmo", quer ensiná-lo a cumprir.
Para ajudar na compreensão, o livro usa imagens simples, que lembram tirinhas de HQ, com textos curtos e diretos.
A combinação é chamada de infográfico, pois é informação ensinada por recurso gráfico.
Funciona para as coisas mais simples, como escolher o lugar mais seguro de um avião -a saber, os assentos mais ao fundo.
Mas a técnica é simplificada demais para tarefas complexas como dar à luz num táxi.
"Algumas coisas estão no livro pela diversão. Sempre tivemos vontade de fazer tudo, de cozinhar a criar abelhas", dizem os autores Derek Fagerstrom e Lauren Smith em entrevista por e-mail à Folha.
A dupla americana levou dois anos e contou com uma equipe de 40 pessoas para levantar as informações, bolar os desenhos e ilustrar o livro.
Se usam as dicas? Derek se animou com o tutorial de coquetéis ("Faço vários em casa!") e Lauren se diz uma mulher melhor agora que sabe trocar as plantas da sua casa de vaso, para que cresçam vistosas.
Por falar em vida, vale a visita ao capítulo "Sobreviver". É improvável que o volume de meio quilo vá estar ao alcance da mão na hora de se livrar de um estrangulamento ou de assar uma tarântula na mata, mas é uma leitura bem divertida.
Só saiba que, ao fechar o tomo, é provável que você não esteja nem um pouco mais habilidoso do que quando o abriu...

Faça você mesmo. Mesmo
Uma coisa bacana do livro é que os autores aceitam sugestões de outras funções a se ensinar em edições futuras.
Afirmam que aproveitarão as ideias mais bacanas de infografia que leitores mandarem para o e-mail info@showmehow.com, mas não dizem se (e quanto) pagam pelo "free- lance" de leitores. (CHICO FELITTI)


Texto Anterior: Sexo & saúde - Jairo Bouer: Aids e preconceito
Próximo Texto: 02 Neurônio: Entre o Diabo e o caldeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.