São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Índice

BALÃO

Cidade dos sonhos

DIEGO ASSIS

Há um ano, esta coluna começava com um sonho. Um sujeito acordava, buscava o jornal e, voilá, todas as imagens do diário se transformaram em quadrinhos. Na última quinta, essa visão se concretizou: ao comprar uma cópia do jornal francês "Libération" lá estavam diversos quadrinistas substituindo as fotografias daquela edição (Art Spiegelman, por exemplo, ilustrava uma reportagem sobre os 60 anos da liberação do campo de Auschwitz). Era véspera da abertura do 32º Festival International de la Bande Dessinée de Angoulême, o maior acontecimento do mundo dos quadrinhos de que se tem notícia.
O sonho não acabou. Corri atrás dele e escrevo diretamente de Angoulême, uma pequena cidade ao norte da França. Para quem chega, depois de atravessar quilômetros e quilômetros de natureza e de terras quase inabitadas, é difícil de acreditar: durante os três dias do festival, que acabou ontem, Angoulême "é", ela própria, uma história em quadrinhos. No lugar dos anúncios de celular e creme dental, os ônibus são adesivados com HQs, nos muros das igrejas e construções antigas, os grafites são em quadrinhos; na vitrine de uma loja de doces, álbuns de "Tintin", "Lucky Luke" e "Titeuf" compõem a decoração; exposições dividem o espaço de escolas, bares e restaurantes; livrarias e sebos aproveitam e, pelo menos por ora, ocupam o lugar dos best-sellers de auto-ajuda com as graphic novels do momento -poderia citar "Panorama do Inferno" (Hideshi Hino), "Louis Riel" (Chester Brown), "Poulet aux Prunes" (nova obra de Marjane Satrapi), "Blankets" (Craig Thompson) e "Love My Life" (Yamagi), todos candidatos a prêmios no festival.
Nos stands dos centros de convenção, centenas de novas revistas e fanzines de todo o mundo dividem espaço com originais à venda assinados por artistas como Milo Manara, Hugo Pratt, Carl Barks, Chris Ware e Johnny Ryan. Assim é Angoulême. Não me belisquem ainda, por favor.

balao@folha.com.br

Texto Anterior: Música: Maresias recebe Fatboy Slim, Tiësto e Layo e Bushwacka!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.