São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Ela nunca teve um orgasmo

"Tenho 19 e faço sexo com minha namorada desde os 16. Nós perdemos a virgindade juntos. Hoje, ela tem 21 e nunca teve um orgasmo. Conversamos bastante sobre o assunto, e acho que o problema é físico. O que fazer?"

A DIFICULDADE de alcançar o orgasmo em uma relação é uma das queixas mais freqüentes entre as garotas que iniciam sua vida sexual. Muitas vezes, elas conseguem chegar lá com a masturbação, mas não conseguem com a penetração. Outras vezes, elas têm dificuldade de chegar lá dos dois modos.
Em geral, nessa faixa de idade, a dificuldade de atingir o orgasmo não tem uma causa física determinada. Não é por falta ou desequilíbrio de hormônio nem por uma anomalia de funcionamento físico.
Na maioria dos casos, são as emoções que, muitas vezes, "operam" silenciosamente, as responsáveis.
Os mecanismos que levam ao orgasmo são múltiplos e complexos. Estimulação física, relaxamento, prazer, segurança, intimidade, tranqüilidade com o corpo e com o sexo, tudo isso tem seu papel. Nosso sistema nervoso central integra todas essas informações e acaba dando uma resposta, que é fundamental para que o orgasmo seja atingido.
Muitas garotas contam que sentem prazer durante a transa, ficam muito excitadas, mas não conseguem transformar essas sensações em um orgasmo. Ele é mesmo um momento relativamente rápido do pico de prazer, um ápice. Em geral, ele é acompanhado de uma sensação de prazer intensa, com contração da musculatura vaginal e posterior relaxamento.
Falta de intimidade com o parceiro ou com o próprio corpo, medo, ansiedade, preocupação excessiva com a própria dificuldade do orgasmo, falta de estímulos sexuais adequados (posições, masturbação durante a transa), uma educação familiar que enxerga o sexo com algo impróprio, tensão, isso tudo pode atrapalhar.
Que tal relaxar um pouco em relação a essa busca incessante pelo orgasmo? Por que não procurar aproveitar a transa e o prazer do sexo, sem encanar em quando ou como o orgasmo vai acontecer?
Em muitas situações, quando menos se espera, ele dá o ar da sua graça e surpreende o casal. Relaxem, variem, inovem e curtam o sexo! Se, mesmo assim, a questão toda não melhorar, talvez seja uma boa idéia uma conversa com um ginecologista e com um terapeuta, ok?


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.