São Paulo, segunda-feira, 31 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+Saúde

Para evitar o sono, é melhor tomar pouco café

DO COLUNISTA DA FOLHA

Um estudo divulgado no início do mês mostra que, para quem precisa ficar acordado, é melhor tomar vários cafezinho ao longo do dia do que tomar baldes de café só quando o sono bater.
Doses regulares de cafeína (substância estimulante presente no café) agem contra a vontade de dormir. É um efeito que vai se acumulando à medida que a pessoa toma pequenas doses e fica acordada. Doses elevadas de cafeína acabam sendo gastas de maneira mais rápida, quando ingeridas de uma única vez, de acordo com o estudo.
Os pesquisadores acreditam que a cafeína bloqueia o receptor para adenosina, uma substância química que está envolvida no processo que avisa ao cérebro que chegou a hora de dormir.
É bom lembrar que há algum tempo também tem sido descrita uma espécie de síndrome de abstinência para quem bebe muito café durante a semana.
No final de semana, quando a ingestão de café diminui e o nível de cafeína ingerida cai, a pessoa pode sentir dor de cabeça, vontade de tomar café e dificuldade para se concentrar.
Por isso, como qualquer substância que pode ter um efeito no sistema nervoso central, é bom não abusar do café. Certo? (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde: Camisinha não sai depois da transa
Próximo Texto: Panorâmica: Blog misterioso agita Hollywood
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.