São Paulo, segunda, 31 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

metendo a boca
Semestre está no fim, e nada da carteirinha da UNE

"Curso o segundo ano na Fatec-SP (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). Neste ano, as aulas iniciaram no dia 1º/2, e até agora eu e muitos outros alunos não recebemos nossas carteirinhas da UNE nem os cartões da SPtrans (São Paulo Transportes), que asseguram o direito à meia-entrada e à meia-passagem, respectivamente. São praticamente cinco meses sem usufruir de nossos direitos. Estudo em período integral e, todos os dias, gasto R$ 4,50 com transporte, fora a alimentação. É muito gasto, um sufoco danado!
Na secretaria da escola, ninguém sabe de nada, mas eu quero saber: onde está o meu cartão de passe? E a minha carteirinha da UNE? Quem vai indenizar os meus pais, que, além de mim, têm mais dois filhos estudantes? Será mais uma máfia em São Paulo? Seria ótima a manchete: "Estudante paga propina por cartão de passe!'."
Margarida Bussador do Amaral, 21 (São Paulo, SP)

resposta da Fatec A faculdade diz que não tem responsabilidade no caso. Informa que a estudante Margarida do Amaral fez o pedido das carteirinhas no dia 10/3, o qual foi enviado à SPtrans, responsável pelo envio das duas carteirinhas, no dia 6/4. A SPtrans, diz a assistente técnica da direção, Célia Ferreira, deu um prazo de 30 a 45 dias para entregar as carteiras, o que significa que elas estariam prontas, no máximo, no dia 21/5. "Esse atraso não é culpa nossa, as carteirinhas que tiveram seus pedidos feitos em dezembro só chegaram após 15/3", afirma Célia Ferreira.

resposta da SPtrans A empresa passa a bola para a UNE, alegando que o atraso foi causado por problemas da entidade estudantil. De qualquer maneira, a maioria dos estudantes que requisitaram, mas não receberam a carteirinha, podem comprar o passe. Para saber se você faz parte dessa maioria, ligue para o tel. 6692-6649 ou envie e-mail para sptrans@ibm.net. Em caso afirmativo, vá comprar os passes munido do RG ou da carteirinha de passe do último ano, diz a assessora da SPtrans, Silene Cabral. A leitora Margarida do Amaral está habilitada desde 16/4.

resposta da UNE Ela reconhece a responsabilidade. "O processo que adotamos é lento, os pedidos vêm da faculdade, passam pela SPtrans, que levanta os dados dos alunos, o material vai para a confecção, volta para a SPtrans, vai para a faculdade e só então chega aos alunos", diz o tesoureiro da UNE, Rodrigo Carvalho. Ele propõe aos CAs que enviem à UNE os nomes dos que ainda não receberam o documento, alegando que isso agilizará a feitura das carteiras atrasadas.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.