São Paulo, segunda, 31 de maio de 1999

Texto Anterior | Índice

Leitor pede ajuda, pois acha que seu pênis não "é uma maravilha"

JAIRO BOUER
especial para a Folha

"Estou com 17 e tenho uma pele na cabeça do pênis (acho que é fimose). Quando transo, não sinto dor, mas ouvi dizer que ela atrapalha o crescimento do pênis. Devo verificar com um médico já que não acho meu pênis uma maravilha? Outro problema é que meço 1,88 m e tenho muito pouco pêlo no corpo (exceto na região genital). Existe algum remédio que eu posso tomar para resolver isso?"

resposta Que mania de achar que o pênis tem de ser uma maravilha! Se a moçada encarasse o pênis só como mais um órgão masculino, as encanações seriam menos comuns. Você já parou para pensar se suas mãos ou se o seu pescoço são maravilhosos? Aposto que não!
Todo garoto nasce com uma pele que recobre a glande (cabeça do pênis), chamada prepúcio. Só não tem prepúcio quem fez cirurgia para retirada (postectomia ou circuncisão). Na ponta do prepúcio, existe um orifício por onde a glande se exterioriza. Quando ele é muito estreito, a glande só sai com dificuldade e dor. É a chamada fimose. Dependendo do grau de fimose, fica difícil até fazer a limpeza adequada da glande. Nesse caso, um médico deve ser procurado, e uma pequena cirurgia pode ser necessária. Nem o prepúcio nem a fimose atrapalham o crescimento do pênis.
Quanto aos pêlos, é bom lembrar que você está em fase de desenvolvimento e que eles podem aparecer mais para a frente. E mais: a quantidade de pêlos independe da altura.
Existem homens que têm menos pêlos do que outros, isso é definido geneticamente. Nessa situação, nada de tomar remédio para fazer crescer pêlo. Cada um tem o seu corpo e o seu jeito de ser, certo?


Jairo Bouer, 33, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, mande e-mail para jbouer@uol.com.br




Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.