São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Rádio potter

Rádio Patrono transmite do Rio de Janeiro tudo o que se passa em Hogwarts; podcast é mantido por fãs

DA REPORTAGEM LOCAL

A CNN noticia os EUA. A BBC é fonte de informações sobre o Reino Unido. Já o que acontece em Hogwarts você fica sabendo pela rádio Patrono, que é transmitida diretamente do Rio.
O podcast curioso (www.rebeldesemvassoura.com.br/radiopatrono) é obra da jornalista Frini Georgakopoulos, 26 (fã do dissimulado Snape), e de mais quatro amigos, todos loucos pela saga: Janaina, Rodrigo, André e Rafael.
Ele começou no ano passado e hoje já acumula seis programas de mais ou menos uma hora cada um. "Ouvi dois podcasts americanos sobre HP e achei que seria ótimo termos um em português", conta ela.
"Colocamos o nome de Patrono, pois é o que protege os personagens dos Dementadores. Eles são a personificação da depressão, então o slogan da rádio Patrono é "a rádio que salva o seu dia'", traduz Frini.
A idéia, segundo ela, é unir o "fandom" brasileiro de HP. "Entre a publicação de livros e estréias de filmes, o clima cai. Os eventos também sofrem um baque. A rádio mantém o pessoal informado e rindo muito!"
Além de informações sobre como andam os futuros livro e filme do bruxo de J.K. Rowling, o podcast anuncia eventos de mangá e cosplay e encontros do pessoal HP, como os "Bailes de Inverno" do Rio e de Belo Horizonte.
Mas o objetivo da rádio Patrono é mais abrangente do que ser apenas um programa que divulga eventos. Ela quer estimular o senso crítico. "Somos mais focados em incentivar o fã de HP e nerd em geral a debater questões, a parar para raciocinar", filosofa Frini.
No programa, a jornalista deixa claro que a rádio Patrono é feita por fãs e para fãs, sem fins lucrativos. "Só quem ganha dinheiro com HP são as editoras, a Warner e a própria Rowling, e é assim que tem que ser", decreta Frini. "Fazemos por diversão e não pode ser nada além disso, ou perdemos o propósito." Melhor não discutir com uma fã do Snape. (LF)

Texto Anterior: MTV é acusada de defender o voto nulo em vinheta
Próximo Texto: 02 Neurônio: A arte (extinta) de rasgar fotos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.