Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ciranda do livro

DICAS PARA CRIANÇAS, PAIS, PROFESSORES ETC.

Comida que ensina

LUIZA FECAROTTA EDITORA-INTERINA DE “COMIDA” E “TURISMO”

"Sabores da América" não é só um livro de receitas para crianças. É um caminho para se aproximar da cultura dos ameríndios -os índios americanos.

As autoras chilenas Ana María Pavez e Constanza Recart buscaram nos alimentos descobertos pelos navegadores, a partir do século 15, histórias que ilustram a cultura dos maias, astecas, incas...

Contam que o chocolate, feito de cacau somente para os membros da realeza, também era usado para comprar coisas.

E as pimentas, aqueles frutos ardidos que picam a nossa língua? Eram usadas para condimentar receitas e para castigar as crianças. Imaginem só, a fumaça da pimenta queimada impedia as pessoas de respirar. Essa técnica era usada até como arma pelos astecas.

Antigamente, as batatas (mais de 2.500 tipos!) não podiam ser descascadas porque havia uma crença de que elas "choravam" nesse processo.

No Peru, os incas cavavam buracos na terra para guardar alimentos, como o feijão e o milho.

Ah, os milhos coloridos... Sim, além dos amarelos, existem vermelhos, roxos etc. Eram consumidos cozidos, torrados, moídos e ganharam a admiração até de Colombo, o descobridor da América.

Outra curiosidade que o livro mostra é sobre o chiclete. Parece estranho, mas a goma de mascar é feita da seiva de uma árvore das zonas tropicais da América.

Falando em chiclete, você sabe fazer uma bola? Na página 29, tem a receita!


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página