Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Capa

Batalha de pipeiros

Série Quintais mostra brincadeiras com pipa em São Paulo e arredores

GABRIELA ROMEU COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem anda por São Paulo entre dezembro e janeiro facilmente encontra um menino de olho nas alturas. O céu colorido logo avisa qual é a brincadeira: é temporada de pipa na cidade.

Menino pipeiro gosta de desafios. E o primeiro é caçar um lugar para subir suas pipas - ou peixinhos, peixonas, quadrados e raias, entre outros nomes desse brinquedo milenar.

Contam que as pipas nasceram na China, onde já cruzaram os céus para fins militares, enviando mensagens a aliados durante batalhas.

Hoje, a batalha de Cauan Vitor Marques dos Santos, 6, é fugir dos fios e dos prédios. Na Vila Formosa (zona leste), achou um pedaço de céu no canteiro entre duas avenidas. "Meu pai disse que aqui é mais seguro", diz.

A popularidade do brinquedo num bairro de São Paulo é indicada pelos restos de rabiola e pipas penduradas nas fiações das ruas. Vestígios da brincadeira eram muitos na Parada de Taipas (zona norte), onde os meninos se arriscavam em lajes para empinar.

"Também empino em morros e caixas d'água", conta Felipe dos Santos, 12, que coleciona cicatrizes na canela. Nos dedos das mãos, enrola esparadrapo. "A linha corta o dedo", explica.

Correr atrás desse brinquedo é geralmente uma aventura cheia de riscos. Na avenida Salim Farah Maluf, na Vila Prudente (zona leste), os meninos desafiam até carros apressados para conquistar uma pipa.

É a diversão de Gustavo Henrique Pereira de Souza, 10. "É perigoso, mas eu tomo cuidado", diz. "Já levei mais de 15 pipas para casa num dia", conta o menino, que carregava uma na mão, igual a um troféu.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página