Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Quebra-cabeça com Rosely Sayão

Ter 12 anos é bem complicado!

Você quer ir à balada, mas também pede o colo da sua mãe...

A Nicole, que vai fazer 12 anos, deve achar que a mãe não aceita que ela esteja crescendo, porque pergunta com que idade as mães deixam de tratar o filho como bebê.

Bem, Nicole, ter 12 anos é bem complicado! Você está deixando de ser criança, e isso provoca uma grande confusão em sua cabeça.

Há horas em que você já pensa como adolescente e quer fazer coisas que eles fazem: ir a matinês de baladas, ter uma página no Facebook e ir ao shopping só com os amigos, por exemplo.

Mas, aqui entre nós, há horas em que tudo o que você quer é o carinho e o colo da sua mãe, a opinião e a ajuda dela para resolver problemas que parecem complicados, não ter nenhuma responsabilidade, e por aí vai. É ou não é?

Ô! Coisa difícil!

É aí que entra o conflito com sua mãe, porque com ela acontece o mesmo: às vezes precisa tratar você como criança e, às vezes, como alguém que está entrando na adolescência. Confuso para ela e para você.

Vou contar uma coisa: muitas vezes ela tem razão em tratar você como criança. Por isso, tenha um pouco de paciência e espere que cresça um pouco mais.

Mas, de vez em quando, ela dá mancadas, porque não considera que você seja capaz de fazer algumas coisas sozinha. É bem difícil para as mães perceber que os filhos precisam cada vez menos delas!

Experimente mostrar o que já consegue fazer sem que ela ajude ou interfira. Mas não vale considerar só o que é diversão, está bem?

Conversar também sempre é bom, porque, assim, ela pode entender o seu ponto de vista, os seus argumentos, e você, os dela.

Mas vou avisar: aquela conversa justo na hora em que você pede para fazer alguma coisa e ela diz "não" costumar dar errado.

A conversa pode ser bem melhor quando as duas estiverem numa boa, sem você pedindo nada que ela precise negar.

"Agora que tenho 12 anos posso ir ao cinema e viajar com as minhas amigas. Mas tenho que ir bem na escola e ligar para os meus pais para avisar onde estou."
ISABELA, 12

"Parabéns pela coluna da semana passada, sobre brincadeiras de mau gosto. Minha filha é obesa e passa por várias brincadeiras de mau gosto na escola."
MÁRCIA (nome fictício)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página