Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Quebra-cabeça com Rosely Sayão

Brincar sozinho ou com os amigos?

É preciso aprender a dividir o tempo e a brincar dos dois jeitos

Brincar é coisa séria e importante. Ter tempo para brincar e se divertir é um direito de todas as crianças, sabia disso? E todas adoram brincar.

Você já notou que há brincadeiras para brincar sozinho e que há outras que só acontecem se mais crianças participam?

Saber brincar sozinho é importante. Eu conheço muitas crianças que não sabem fazer isso. Se por acaso elas não têm amigos por perto, ficam atrás dos adultos, pedindo para que eles brinquem com elas. Mas nem sempre os adultos podem ou sabem brincar.

Quer dizer, saber até que sabem, porque já tiveram infância um dia. Mas fica estranho jogar com um adulto: ou ele ganha o jogo ou trata a criança como um jogador café-com-leite.

E tem coisa mais chata do que isso?

Quantas brincadeiras são divertidas quando se está sozinho? Pode ser bem legal descobrir se você sabe se divertir quando não está acompanhado de seus colegas.

Mas também é bem importante conseguir brincar com outras crianças. Não há como pular corda, jogar quase todos os jogos e brincar de pega-pega, por exemplo, sem companhia, não é verdade?

Quando brincamos com os outros, aprendemos a respeitar as diferenças, a conviver e a se distrair acompanhado. E é muito legal isso!

Moral da história: É preciso aprender e praticar as duas coisas, a brincar sozinho e também ao lado dos amigos e dos colegas.

Tem criança que não gosta de estar sozinha, por isso fica triste e chateada quando não tem com quem se divertir. E há também criança que arruma encrenca com os outros quando brinca com eles, por isso prefere ficar sozinha.

Para a vida ser mais bacana, é interessante aprender a dividir o tempo de brincar das duas maneiras: algumas vezes sozinho, outras vezes com os amigos.

-

frases

"Brinco de polícia e ladrão e pique-bandeira com meus amigos. Gosto da companhia, eles são muito legais. Em casa, quando estou sozinho, jogo videogame."
EDUARDO, 12

"Prefiro brincar com os amigos do meu prédio. No total, somos em cinco. Minha brincadeira favorita com eles é pique-esconde."
VINICIUS, 9

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página