Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Quebra-cabeça com Rosely Sayão

A tristeza de perder um cachorro

Aos poucos, a tristeza dá lugar às boas lembranças e à saudade

Conversei com uma menina de dez anos que estava tão triste que, só de olhar para ela, qualquer pessoa achava que a garota estava chorando, mesmo sem sair uma única lágrima de seus olhos. E ela tinha um grande motivo para se sentir daquele jeito: o cachorrinho que tinha desde que nascera havia morrido.

Quando a menina era ainda um bebê, assim que começou a andar, o cachorrinho tornou-se a sombra dela: onde ela ia, ele ia atrás. Eles brincavam, mas brigavam também. Você sabe como é...

Quando cresceu, ela passou a dar comida para ele todos os dias --claro que a mãe tinha que ajudar, porque, às vezes, ela se esquecia. Mas, com a mãe, ela cuidou com muito carinho do cachorrinho.

O problema é que os cães ficam velhos logo e vivem bem menos que a gente. E ele morreu de velho, sendo a menina, a sua dona, ainda uma criança.

A garota me disse que não sabia como seria ficar sem ele, pois sempre viveu com o animal por perto. E, quando ela me disse isso, duas lágrimas tristes escorreram por seu rosto.

Eu disse para ela que toda vida acaba um dia. Não existe vida infinita, não é verdade? Por isso, a morte faz parte da vida.

Durante a nossa conversa, ela começou a lembrar-se do cãozinho e a contar como eles brincavam, do que ele mais gostava, o que fazia, o que a irritava... Coisas assim, que fizeram parte da vida deles. E, nessa hora, os olhos dela brilharam de alegria.

E foi assim que eu pude mostrar que, aos poucos, a tristeza iria passar para dar lugar às boas lembranças do tempo em que estiveram juntos.

É isso o que acontece quando uma criança perde um bicho de estimação: fica muito triste por vários dias, mas depois de um tempo a tristeza vai. Aí, fica a saudade, que é uma tristeza também, mas misturada com a alegria da felicidade que já passou.

-

frases

"Chorei muito quando meu peixe morreu. A melhor lembrança que tenho dele é do dia em que o ganhei de presente, em uma brincadeira de um curso de férias."
LAURA, 10

"Tive dois cachorrinhos. Gostava muito de brincar de correr com eles. Faz tempo que eles morreram, e lembro que chorei. Ainda quero ter outros bichinhos."
JULIA, 7

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página